O jovem empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O jovem empreendedor

A empresa de pesquisa e informação Data Popular divulgou um levantamento que aponta a existência de 1,5 milhões de jovens empreendedores – com idade entre 16 e 24 anos – no Brasil. Desse total, 52,6% faz parte da classe média. Na divisão regional, o Nordeste lidera com o maior número desses empreendedores (36%), seguido por Sudeste (29%), Sul (16%), Norte (12%) eCentro-Oeste (7%).
Outros 22 milhões de jovens entre 16 e 24 anos desejam abrir seu próprio negócio em algum momento da vida, sendo 58,7% deles do sexo feminino e 41,5% do masculino. 46,7% deles acreditam que a grande vantagem para trocar um emprego tradicional por uma empresa própria é poder fazer o que realmente gostam.
Conhecido por sua criatividade e determinação, o jovem empreendedor brasileiro éatento à evolução dos negócios como chave para se destacar no mercado competitivo.
Em 2008, pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostrou que estamos na 13ª posição do ranking mundial de empreendedorismo, com uma média de 12 a cada 100 brasileiros realizando alguma atividade empreendedora.
Os empreendedores que buscaram iniciar uma atividade para obter maior independênciapassaram de 38,5% em 2007 para 45,8% no ano passado. Porém, dizer que somos muito empreendedores, não quer dizer que somos altamente inovadores. A participação brasileira no lançamento de produtos novos com tecnologia desconhecidas até então, infelizmente, é muito pequena. Somente 3,4% dos empreendedores lançam produtos novos, com diferencial tecnológico nacional.
Os jovens que ingressam nessegrupo precisam de ferramentas, treinamentos, cursos de extensão. Além de formação acadêmica, que ao invés de preparar executivos para trabalhar em empresas, forme o líder que iniciará seu próprio negócio. Todo esse processo ajudará o jovem empreendedor a não temer abrir uma empresa diferenciada, mesmo no complexo ambiente de negócios no Brasil - que engloba obrigações fiscais; juros altos, impostoselevados e taxas que dificultam o acesso ao crédito.
Em síntese, ser hoje um jovem empreendedor no Brasil é ultrapassar os desafios e a burocracia de um país que ainda não o vê como patrimônio, mas que será obrigado a descobrir a riqueza que tem em mãos.
Os jovens empreendedores brasileiros vislumbram o sucesso, desejam a liberdade. No Brasil, cerca de quatro milhões de jovens decidiram abrir opróprio negócio nos últimos três anos, sendo 25% entre a faixa etária de 18 e 24 anos, o que coloca o país em terceiro no ranking de participação jovem,
Ao decidirem montar uma empresa, os jovens pesam diversos fatores. Em geral, apresentam o seguinte perfil:
› São motivados pelos desafios: admiram grandes soluções para grandes problemas;
›Visam impactar a vida das pessoas: gostam de ideiasinovadoras que contribuem com a sociedade;
› Compartilham informações: são mais abertos a captarem e distribuírem informações para todo mundo.
› Dominam tecnologias: são pioneiros em negócios tecnológicos, principalmente os que envolvem a internet;
› São dinâmicos: tornam-se mais aptos para o mercado devido a flexibilidade de suas decisões e objetivos;
› São precoces: começam seus negócios naadolescência fazendo o que mais gostam.
Esse perfil deve-se muito à educação atual. Criados com liberdade, os jovens de hoje estão menos ligados à noção de hierarquia e por isso, muitas vezes, resistem à ideia de responder a chefes e dar satisfação sobre o que fazem
“O principal desafio do jovem é a busca de conhecimento constante para poder crescer. Seu sucesso consiste em não acomodar-se nosofá!”, diz o analista do SEBRAE, João Paulo Palmieri. Outro desafio enfrentado pelos jovens empresários é vencer o preconceito das pessoas por conta da idade.
Muitos empresários maduros associam a imagem do jovem à falta de maturidade, sendo a solução “oferecer o melhor ao mercado, com muita competência e dedicação”. Abrir o próprio negócio cedo é uma grande vantagem, já que conta com o apoio dos...
tracking img