O jogo e as brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Jogo e As Brincadeiras Como Ferramentas da Psicomotricidade
[pic]
[pic][pic][pic][pic][pic][pic]Introdução

A presente revisão discute alguns aspectos fundamentais na estruturação do processo de ensino-aprendizagem tendo em vista a construção do conhecimento e do saber por parte da criança através do uso das brincadeiras e jogos. Observou-se que algumas dificuldades de aprendizagem estãoassociadas a elementos da psicomotricidade, como por exemplo ao esquema corporal, à lateralidade, à aspectos perceptivos e outros, estão por vezes relacionados à aspectos como inversão de letras, dificuldades em relação a escrita, à leitura, à linguagem e outros.

A fase pré-escolar e de alfabetização são importantes no desenvolvimento da criança de uma forma geral e primordiais no processo deaprendizagem das mesmas, e as brincadeiras e jogos teêm um papel fundamental neste processo.

Outro ponto importante é se os profissionais que atuam neste segmento (especializados ou não) têm conhecimento da relação entre as brincadeiras e jogos e o processo de aprendizagem do aluno, no sentido de minimizar ou reduzir as possíveis dificuldades de aprendizagem.

Percebe-se que na escola deprimeira infância, crianças não sabem saltar, correr, lanças, trepar, etc. É importante para o desenvolvimento pleno do aluno brincar, como um organismo integrado, levando-se em conta que tais habilidades são consideradas como formas de expressão de um ser humano.

Portanto, este trabalho discutira a importância dos jogos e brincadeiras como intervenção pedagógica no desenvolvimento e aprendizagem decrianças na educação infantil.

A importância do brincar?

Existe uma relação estreita entre o brincar e a aprendizagem. Se no passado estes termos eram dicotômicos e se contradiziam, no mundo contemporâneo se entrelaçam, pois nos dias de hoje. onde as exigências cognitivas são precoces, a criança perde o espaço do brincar para o espaço da aprendizagem interfererindo na dinâmica natural dodesenvolvimento psicológico da criança (OLIVEIRA, 2008: 01).

Para VYGOTSKY (s/d apud KISHIMOTO, 2002: 51), “ a imaginação em ação ou brinquedo é a primeira possibilidade de ação da criança numa esfera cognitiva que lhe permite ultrapassar a dimensão perceptiva motora do comportamento. De acordo com este pensamento FRIEDMANN (2003), coloca que as brincadeiras são essenciais a saúde física, emocionale intelectual do ser humano. Brincando dos reequilibramos, reciclamos nossas emoções e nossa necessidade de conhecer e inventar.brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano.

Brincar é a representação em atos, através do jogo simbólico, a primeira possibilidade de pensamento propriamente dito, marcando a passagem de uma inteligência sensório-motora, baseada noscinco sentidos e na motricidade, para uma inteligência representativa pós-operatória (material e intuitiva) mediada por símbolos subjetivos , caminho para a construção da inteligência operatória mediada por signos históricos arbitrários.

Segundo KISHIMOTO (2002), representar, brincar é dar forma às experiência humanas significativas; é reapresentar, tornar novamente presente, presentificarvivencias que, por sua experiência, mereçam ser permanentemente lembradas. O imaginário não se confunde com o real, ele é um instrumento para a compreensão e a tomada de consciência real.

Consoante com este pensamento, Oliveira (2008) entende o brincar como o viver, é o prazer da ação, é a vivência da dimensão psíquica nas relações da criança com o mundo, onde ao brincar a criança vive o prazer de agirsimultaneamente com o prazer de projetar-se no mundo em uma dinâmica interna que promove a evolução e a maturação psicomotora e psicológica dela.

O brincar consiste em um sistema que proporciona a integração entre a vida social da criança, sendo transmitida de uma geração para outra ou aprendida nos grupos infantis, na rua, nos parques, escolas, festas e etc; é incorporada pelas crianças de...
tracking img