Rel de circuitos 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CIRCUITOS ELÉTRICOS I – LABORATÓRIO
ALUNA: NAYANE MOURA NERIS
DATA DO EXPERIMENTO: 10/08/2011



RESISTORES E OHMÍMETRO

* INTRODUÇÃO

Apesar de se confundirem no uso, resistência e resistor são dois termos de significados diferentes. A resistência, numericamente, é uma grandeza que relaciona a tensão aplicadaao componente com a corrente produzida através do mesmo, conforme a equação a seguir:

R=V/I

O resistor é o “componente” de circuito construído tipicamente para oferecer resistência elétrica (grandeza física associada), seja para o aquecimento, seja para controlar a corrente elétrica no circuito. Resistores podem ser integrados (apresentados em forma de chips) ou discretos, de resistênciafixa, variável ou ajustável. Alguns são especialmente fabricados para converter outras grandezas físicas em tensão elétrica, por exemplo, os termistores ( sensíveis à temperatura) e os fotorresistores ( sensíveis à luz).
O símbolo de resistor preferencial da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o apresentado no Anexo-ver figura 1.1, mas outro muito comumente encontrado naliteratura de eletricidade foi aplicado no Anexo-ver figura 1.2.
Os resistores têm como parâmetros de especificação, o valor nominal da resistência, a tolerância e a potência máxima. A tolerância é um valor percentual em torno da resistência na qual o valor pode se encontrar. Por exemplo, um resistor de 300com 5% de tolerância e ¼ W pode ter seu valor real entre 285 e 315 .
Dentre os resistoresfixos temos três tipos principais em destaque:

a) Filme metálico:

São resistores de uso específico, onde se deseja precisão no valor de sua resistência real, apresentam os menores valores de tolerância entre 1 e 2% é composto por uma liga de Ni-Cr enrolada sobre um isolante de cerâmica.

b) Filme de carbono:

São resistores de uso geral, o valor de suas resistências é impresso emforma de cores, é formado por uma fita de carbono enrolada na forma helicoidal sobre uma superfície isolante, Anexo- ver figura 1.3.

c) Resistores de fio:

É formado por um fio de secção transversal e comprimento previamente determinados a fim de se obter a resistência desejada.

O tipo a ser usado depende da precisão que se deseja, ou seja, da tolerância e da potência de trabalho aque será submetido.
A resistência pode ter a representação de seus valores por extenso, como na maioria dos resistores de fio ou por uma codificação de cores em barras paralelas dispostas pelo corpo do resistor. A regra de leitura dos valores de resistência segue a seqüência no Anexo –(ver figura 1.4).

Ohmímetro

O ohmímetro é o instrumento que serve para a medida de resistências elétricas.Geralmente é apresentado em um aparelho que contém o voltímetro, o amperímetro, o frequencímetro, o capacímetro e outras grandezas denominado multímetro.
A mecânica de como funciona um ohmímetro é muito simples. Primeiro, um ohmímetro precisa ser capaz de gerar um fluxo interno de corrente e, portanto, ele vem equipado com sua própria bateria. O dispositivo também é composto por dois cabos, apartir dos quais a resistência entre eles é medida. O cabo vermelho é ligado ao terminal positivo correspondente à unidade elétrica que está sendo testada, enquanto que o preto fica ligado ao terminal negativo, ver figura 2.1 no Anexo. Como a corrente flui da bateria através da unidade, o ohmímetro mede a queda de tensão ou de resistência.
Multímetros digitais são projetados por engenheiroseletrônicos e produzidos em massa. Até mesmo os modelos mais baratos podem incluir características que, iniciantes, provavelmente não usarão. Tais medidores dão, como saída, uma exibição numérica normalmente através das propriedades dos mostradores de cristais líquidos.
A ilustração do Anexo- figura 2.2 mostra dois modelos de multímetro digitais. O da esquerda, um típico, tem suas funções e alcances...
tracking img