Caritas in veritate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Carta Encíclica Caritas in Veritate do
Sumo Pontífice Bento XVI[1]

Apresentar os principais pontos abordados pelo Sumo Pontífice Bento XVI em sua carta encíclica Caritas in Veritate consiste o objetivo deste resumo; isso implica em explicitar as suas propostas com relação ao desenvolvimento humano e a questão do progresso frente à crise atual. Entre vários aspectos presente naencíclica apresentaremos os critérios delineados pelo Pontífice para a eficiência do aperfeiçoamento total das pessoas e, também, a importância de se estabelecer os meios e os fins de uma atividade humana para orientar a humanidade rumo ao caminho do seu autêntico e natural processo de personalização.

A Igreja Católica Apostólica Romana tem por missão apresentar ao mundo a face de Cristoe, nada mais oportuno do que apresentá-lo neste período em que a humanidade em diversas dimensões que a constitui se encontram em crise. Neste contexto o Santo Padre escreveu a “todos os homens de boa vontade” sobre o desenvolvimento humano integral a partir da caridade na verdade. Este tema vem ao encontro dos anseios mais profundos do ser do homem e o leva a perguntar sobre a sua condiçãohumana, sobre si mesmo e sobre o seu agir. O papa tendo como fundamento, a Sagrada Escritura, a Tradição e o Magistério revela ao homem moderno aquilo que garante o seu bem e a sua plena realização, pois é “aderindo ao projeto que Deus tem para ele a fim de o realizar plenamente: com efeito, é em tal projeto que encontra a verdade sobre si mesmo e, aderindo a ela, torna-se livre (2009, Caritas inVeritate, n.1).” O homem só atingirá o ápice do seu desenvolvimento quando estiver todo em Deus e para Deus, só atingirá a sua integralidade quando for capaz de traduzir na vida a expressão Totus Tuus[2].

Perante a crise atual o ser humano volta o olhar não, apenas para fora, mas para dentro de si e percebe que quanto mais afastado de Deus mais distante de si ficará. Podemos dizer que a crisede per si é a possibilidade de rever os caminhos e discernir sobre quais verdadeiros princípios coincidem com o projeto de Deus e, é claro com os anseios humanos, com a vocação humana. Quando nos deparamos, na encíclica, com a expressão desenvolvimento humano integral baseado na caridade na verdade temos a proposta do Santo Padre que, por sua vez, prega os ensinamentos de Cristo. Ela soa aos nossosouvidos como que um convite, ou melhor, um apelo urgente para que o homem assuma a sua verdadeira e autêntica identidade que é a “imagem e semelhança de Deus” (Gn 1, 27). Deste modo, sabemos que em Deus temos a forma de amor mais pura e autêntica, ou seja, o amor ágape. Este sendo a própria gratuidade, ama sem esperar ser amado, a tal ponto de constituir em seu ser a condição de doação. Cabe,então, lembrar que na encíclica Deus caritas est, o papa nos apresenta o amor em seus três níveis: o Eros, o filia e o Ágape. E com isso nos mostrou, de maneira engenhosa, que caminhamos em direção ao amor ágape, à gratuidade; revela, então, que “o amor visa à eternidade” (2005, n. 6). Na sua recente encíclica Caritas in Veritate utiliza como aspecto essencial e necessário para o desenvolvimentoeconômico, social e político o princípio da gratuidade “como expressão de fraternidade” (2009, n. 34). Dito isso, é evidente a profunda relação existente nos seus escritos. A expressão caritas traz consigo este desejo inato do ser humano em atingir a sua realização total, ou para ressaltar a atual encíclica, o seu desenvolvimento integral. Em todo caso, a caritas está ligada a veritate que éconsiderada “a luz que dá sentido e valor à caridade” (2009, n.3). Agora, quando temos a ausência da verdade na caridade, esta “cai no sentimentalismo” (2009, n.3). Por isso podemos dizer que desenvolvimento humano integral só será possível se nossa experiência vivencial for fundamentada pela caridade na verdade. Esta faz os homens saírem das opiniões para adentrar na avaliação do valor e da substância...
tracking img