O individuo e a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao nascer o indivíduo possui apenas potencialidades de tornar-se humano. Ao interagir com outros, passa por varias experiências, e vai sendo socializado. Através do qual o ser humano vai aprendendo o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo a capacidade de funcionar como indivíduo e como membro do grupo é que denominamos socialização. 

A socialização, sendo a aquisição das maneiras deagir, pensar e sentir próprios dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive. A socialização do individuo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, que o diferencia dos demais e ao mesmo tempo o identificará com do seu grupo social. Assim, cada indivíduo é socializado de tal modo que sua personalidade é ao mesmo tempo muito parecida com dos outros emsua sociedade e em outro sentido possui diferenças que o torna único. A personalidade é o sistema de tendências do comportamento total de uma pessoa.
Tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros de uma sociedade é cultura. Essa definição ampla inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a moral, os costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos em sociedade, e essa aquisição éobtida pelo processo de socialização. Aprendemos os costumes, as crenças, hábitos de nosso povo através da socialização. Não é possível que uma sociedade consiga fazer com que todos os seus membros ajam da forma esperada durante o tempo todo.O conceito de socialização, que remete ao processo através do qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo suacapacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. A socialização é, portanto, um processo cultural em que se adquire as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Entre os principais agentes de socialização estão a família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros.

Características da socialização* Duradouro – a socialização prolonga-se por toda a vida dos indivíduos;
* Dinâmico – implica uma permanente adaptação a novas situações numa sociedade;
* Global – a socialização diz respeito a diversos domínios da vida do indivíduo;
* Interativo – ao mesmo tempo que o indivíduo se tem de adaptar à sociedade, também a pode vir a influenciar e transformar.

Mecanismos desocialização

Principais mecanismos de socialização:
* Imitação;
* Aprendizagem;
* Identificação.

Na 1ª infância, as crianças tendem a imitar os outros, que para si são modelos sociais, reproduzindo os seus comportamentos e atitudes. Também por vezes, os adultos, ao enfrentarem situações para si completamente novas, imitam comportamentos que vêm os outros assumirem.
Por outro lado, osindivíduos adquirem reflexos, hábitos e atitudes e interiorizam conhecimentos, aos quais vão atribuindo um significado através do processo de aprendizagem.
Este processo de identificação é complexo, dado que os indivíduos pertencem a vários grupos e aspiram ainda pertencer a outros. Assim, este processo vai decorrendo entre os desejos de ser como os outros, de ser aceite pelos grupos a que sepertence ou a que se quer vir a pertencer, e a necessidade de oposição para afirmação da sua individualidade.
Os mecanismos de socialização – imitação, aprendizagem e identificação – atuam em simultâneo e ao longo da vida dos indivíduos.
Deste modo, os agentes de socialização contribuem de forma direta para a aprendizagem social, embora de formas diferentes ao longo da vida do indivíduo.
Osprincipais agentes de socialização são a família e outros grupos primários, a escola, os meios de comunicação e ainda diversas organizações sociais como partidos políticos ou clubes desportivos.
* Família – primeiro e principal agente de socialização. Desde que nascem, os indivíduos integram uma família que, para além de garantir a sua segurança e prover a sua subsistência, se encarrega de velar...
tracking img