Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais
Para o alemão Karl Marx (1818-1883), os indivíduos devem ser analisados de suas condições e situações sociais, já que produ¬zem sua existência em grupo.O homem primitivo diferenciava-se dos outros animais pelas características biológica e por aquilo que realizava no espaço e na época em que vivia. Caçando, defen¬dendo-se e criando instrumentos, osindivíduos construíram sua história e sua existência no grupo social.
Ainda segundo Marx, o indivíduo isolado só apareceu efetivamente na sociedade de livre concorrência, ou seja, no momento em que ascondições históricas criaram os princípios da sociedade capitalista. Tomemos um exemplo simples dessa sociedade. Quando um operário é aceito numa empresa, assina um contrato do qual consta que devetrabalhar tantas horas por dia e por se¬mana e que tem determinados deveres e direitos, além de um salário mensal. Nesse exemplo, existem dois indivíduos se relacionando: o operário, que vende suaforça de trabalho, e o empresário, que compra essa força de trabalho. Apa¬rentemente se trata de um contrato de compra e venda entre iguais. Mas só aparentemente, pois o "vendedor" não escolhe onde nemcomo vai trabalhar. As condições já estão impostas pelo empresário e pelo meio social.
Essa relação entre os dois, no entanto, não é apenas entre indivíduos, mas também entre classes sociais: a operáriae a burguesa. Eles só se relacionam, nesse caso, por causa do trabalho: o empresário precisa da força de trabalho do operário e este precisa do salário. As condições que permitem esse rela¬cionamentosão definidas pela luta que se estabelece entre as classes, com a intervenção do Estado, por meio das leis, dos tribunais ou da polícia.
Essa luta vem se desenvolvendo há mais de duzentos anos emmuitos países e nas mais diversas situações, pois empresários e trabalhadores têm interesses opostos. O Estado aparece aí para tentar reduzir o conflito, criando leis que, segundo Marx, normalmente... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Individuo e a sociedade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Individuo-e-a-Sociedade/203040.html

MLA

"Individuo e a sociedade" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Individuo-e-a-Sociedade/203040.html>.

MLA 7

"Individuo e a sociedade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Individuo-e-a-Sociedade/203040.html>.

CHICAGO

"Individuo e a sociedade." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Individuo-e-a-Sociedade/203040.html.