Periodo siluriano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Com a radical transformação climática que dizimou grande parte do bioma gerado pelo Período Ordoviciano, o Período Siluriano é marcado por gerar um processo de revitalização na fauna e na flora.
Seu período compreende entre cerca de 443 milhões de anos atrás e 416 milhões e é subdividido pelas épocas: Llandovery (a mais antiga),Wenlock, Ludlow e Pridoli (a mais recente).
O termo foi definidopela primeira vez pelo pesquisador Roderick Murchison no País de Gales, em 1830.
A glaciação fez com que alguns territórios ficassem submersos mesmo com a amenização do clima, já que as geleiras formadas acabariam sendo derretidas com o passar dos anos. As regiões da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania ficaram encobertas pela água durante algum tempo, mas ao longo do período se soergueram.Nesta época surgiram diversas espécies de invertebrados trilobites, crinoides, escorpiões marinhos e cefalópodes. Também apareceramrecifes de corais, as primeiras plantas terrestres, peixes com mandíbulas de água doce e os primeiros insetos similares às aranhas e centopeias.

Alguns especialistas acreditam que o Período Siluriano era absolutamente rico em matérias orgânicas oriundas do ouro e dosmetais. Em grande parte do território do planeta estes minérios podiam ser encontrados com facilidade. Rochas também preenchiam praticamente todos os continentes (menos o território onde atualmente fica a Antártica), principalmente as carbonáticas e siliciclásticas.
A gigantesca região de Gondwana, que abrangia os continentes daAmérica do Sul, África, Antártica, sul da Ásia e Oceania começou acircundar o globo e colidiu com a região norte da Laurentia, território atual da Europa e da Sibéria.
Fontes:
http://www.fgel.uerj.br/dgrg/webdgrg/Timescale/Siluriano.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Siluriano
http://universe-review.ca/R10-19-animals.htm
http://jan.ucc.nau.edu/~rcb7/globelowres.html

O Siluriano é o período que vai desde 440 até 410 milhões de anos atrás, onde ocorre oderretimento das calotas polares, contribuindo para um aumento nos níveis dos oceanos, com os respectivos aparecimentos dos recifes de corais e o aparecimento dos peixes com mandíbulas. E é nesse período que tem-se inicio a colonização do meio terrestre, onde artrópodes vão em busca de alimento abundante e abrigo na úmida vegetação rasteira, ocorre também o aparecimento de plantas vasculares.Tornando-se muito comum os peixes nos oceanos e insetos como aracnídeos, miriápodes, hexápodes e centípedes.
Na escala de tempo geológico, o Siluriano ou Silúrico é o período da era Paleozoica do éon Fanerozoico que está compreendido entre 443 milhões e 700 mil e 416 milhões de anos atrás, aproximadamente. O período Siluriano sucede o período Ordoviciano e precede o período Devoniano, ambos de sua era.Divide-se nas épocas Llandovery, Wenlock, Ludlow e Pridoli, da mais antiga para a mais recente.
Índice  [esconder]  * 1 Fauna e Flora * 2 Historiografia * 3 Subdivisões * 4 Ver também * 5 Referências |
-------------------------------------------------
[editar]Fauna e Flora
No Siluriano a fauna teve que se recuperar da extinção em massa do final do Ordoviciano, porém ela manteve apredominância de invertebrados, principalmente trilobites, crinóides, euriptéridos (escorpiões marinhos) e cefalópodes; embora os peixes já estivessem de diversificando bastante. Com relação a flora, este período é marcado pelo surgimento das primeiras plantasterrestres.
*
Orthoceras regulare
um cefalópode
 
*
Eurypterus
um escorpião marinho
 
*
Cephalaspis
um peixe
 
*Cooksonia
a primeira planta vascular conhecida
 
*
Mixopterus
um escorpião-marinho
 
*
Guiyu
-------------------------------------------------
[editar]Historiografia
O período Siluriano foi primeiro identificado por Sir Roderick Murchison, que estava examinado um estrato sedimentar rochoso fóssil ao sul do País de Gales no inicio de 1830. O nome para o período originou-se de...
tracking img