O homem e a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto cabe a ele pensar e responder a seguinte pergunta: Como devo agir perante os outros? Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada,mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da seguinte pergunta: Como devo agir perante os outros? Ora, esta é a questão central da Moral e da ética.
Moral e ética, às vezes, sãopalavras empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta Ética pode também significar filosofia da moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas queregem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional ( médicos , advogados, etc. )
.Com opassar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradasiguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Outro exemplo: até pouco tempo atrás, as mulheres eram consideradas seres inferiores aos homens, e, portanto, nãomerecedoras de direitos iguais (deviam obedecer a seus maridos). Outro exemplo ainda: na Idade Média, a tortura era considerada prática legítima, seja para a extorsão de confissões, seja como castigo. Hoje,tal prática indigna a maioria das pessoas e é considerada imoral Portanto, a moralidade humana deve ser enfocada no contexto histórico e social. Por conseqüência currículo escolar sobre a ética pedeuma reflexão sobre a sociedade contemporânea na qual está inserida.
Embora as preferências e as condições que formam a personalidade sejam tão subjetivas e mutáveis, há uma constante que não podemosdesprezar. É o princípio do prazer. Todo ser dotado de sensibilidade tem a propensão natural de afastar o que lhe está associado à dor e buscar o que lhe é prazeroso. O gato morde o homem que lhe pisa...
tracking img