O homem elefante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"O HOMEM ELEFANTE" (THE ELEPHANT MEN) - DAVID LYNCH 1980

No dia 26 de Setembro de 2011 assistimos a um filme chamado “O Homem Elefante” (The Elephant Man) de David Lynch produzido no ano de 1980.O filme é baseado em uma história real de um rapaz (John Merrick) que sofre com o preconceito da sociedade devido a sua aparência por possuir uma doença incomum e pouco conhecida naquela época, sendoconstatada apenas em 1996 como Síndrome de Proteu. Esta doença fez com que o rapaz se assemelhasse com um elefante, o que faz sentido ao nome do filme.
Devido a falta de conhecimento as pessoascriaram um mito de que uma mulher havia tido um filho com um elefante. Isso nos faz perceber que o misticismo sempre existiu para aquilo que não temos respostas. Porque John era daquele jeito? Para amaior parte das pessoas é mais fácil crer em uma idéia fantasiosa e constrastante do que em uma explicação cientifica e concreta.
A primeira vez que encontramos John no filme é em um circo sendoapresentado por um cartaz escrito “The Elephant Man” como uma espécie de show de aberrações de integridades físicas.
Um médico chamado Frederick Treves vai até o circo a procura deste homem desfigurado como intuito de estuda-lo e apresenta-lo para a Sociedade Patológica de Medicina.
John chega ao hospital coberto por um tecido que esconde seu físico e seu rosto, mas quando é descoberto, causa espantoe repudio nas pessoas. O médico vê que aquele jovem precisa de ajuda e não deve ser usado mais como forma de ganhar dinheiro e decide instala-lo no hospital, porém aquele hospital não aceitapacientes incuráveis, o que causa um transtorno entre o médico e o diretor do local. O médico decide ensina-lo a se comunicar mas não sabe que John consegue entender e sabe falar, só não manifestava-se pormedo já que nunca lhe deram a oportunidade de se expressar. Assim, o diretor do hospital concede que John fique.
Brutalmente falando, seu antigo “proprietário” tenta trazer Merrick de volta para o...
tracking img