Resumo do filme o homem elefante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme "O Homem Elefante" de David Linch, conta a história real de John Merrick, jovem que viveu na Inglaterra do século XIX e possuía uma doença genética que deformou seu corpo. 
Na história,podemos distinguir perfeitamente o significado de conceitos como alteridade ou “relação com outro”, assim como etnocentrismo presente na relação das pessoas com John Merrick.
O filme tem muitas cenasmarcantes e emocionantes, começando pela emoção do médico ao ver Merrick a sua frente. O seu entusiasmo é tão grande que ele paga um valor ao “proprietário” de Merrick, que vivia em um circo e eraapresentado como atração bizarra, para apresentá-lo aos colegas de medicina, mostrando a anatomia do jovem totalmente diferente da convencional e surpreendente. O que podemos citar a ética médica, como nósfuturos médicos devemos nos portar diante de tal situação? Devemos respeitar muito além do nosso interesse, e sim olhar o ser humano que existe atrás daquela anatomia diferente, respeitar seuslimites, medos e particularidades. Merrick para muitos era considerado uma aberração, mas o médico viu muito além de sua anatomia. Em um primeiro momento até o viu como um achado, mas ao conhecer quemrealmente era Jonh Merrick, seu sentimento se transformou em respeito e admiração pelo ser a sua frente.
A sua aparência não era bela, e desde pequeno sofreu as conseqüências do preconceito, o abandonoseguido dos maus tratos de seu “proprietário” que o apresentava no circo como “O Homem Elefante”.
Diante do desenvolvimento do Conceito da Cultura, “O homem é o resultado do meio cultural em que foisocializado”. Nesse sentido, pode-se perceber a própria aceitação por parte das pessoas e até dele próprio como "aberração de circo", em vez de ser aceito como ser humano. 
Merrik era extremamentesensível e inteligente, mas como ele estava condenado a ser o "homem elefante" desde o seu nascimento, o próprio se reconhecia, mesmo com todo sofrimento, como um ser diferente, anormal e até como um...
tracking img