O futsal escolar como fator de cidadania a partir da visão docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAUDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PABLO RICARDO SILVA CALIXTO

O FUTSAL ESCOLAR COMO FATOR DE CIDADANIA A PARTIR DA VISÃO DOCENTE

BELÉM
2013

PABLO RICARDO SILVA CALIXTO

O FUTSAL ESCOLAR COMO FATOR DE CIDADANIA A PARTIR DA VISÃO DOCENTE

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade doEstado do Pará como requisito avaliativo para a conclusão da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica III, sob orientação da Profª. Ma. Eliane Aguiar Brito.

BELÉM
2013

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO............................................................................................... 04

2 OBJETIVOS................................................................................................... 06

3 JUSTIFICATIVA............................................................................................. 07

4 REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................. 08

5METODOLOGIA............................................................................................. 10

6 CRONOGRAMA............................................................................................. 12

REFERENCIAS.................................................................................................. 13

1. INTRODUÇÃO
O futsal é o esporte que tem sua prática ligada ao futebol de campo, oesporte mais popular do Brasil. A história do esporte, criado em Montevidéu no ano de 1934 mostra que o professor de educação física Juan Carlos Ceriani buscou uma alternativa que captasse menos atletas e pudesse ser praticado em um espaço menor, já que para a prática do futebol de campo oficial há a necessidade de campo com grandes dimensões, o nome inicial do futsal, dando pelo professor foi deIndoor-Foot-Ball.
No Brasil o futsal é tido como o esporte mais praticado justamente por não necessitar do espaço e quantidade de atletas do futebol, essa conclusão vem de diversos autores e até é alvo de estudo oficial. “... O Futsal ocupa o 1º lugar entre os esportes mais praticados no Brasil em todas as classes sociais, segundo dados do IBGE de 2010” (Marcos apudwww.impactoonline.com/mural/palavra-do-mestre, 2013). Na escola a escolha se dá da mesma forma de acordo com Melo (2004) “considerando que dentre as várias atividades presentes na aula de educação física, uma se destaca pela preferência unânime de todos, o Futsal
O interesse pelo citado tema vem de experiências no âmbito escolar através dos anos desde meu ensino fundamental até minha entrada nauniversidade, experiência aprimorada através das aulas de futsal que há aproximadamente um ano tenho ministrado na creche Solar do Acalanto localizada no Bairro da Terra Firme em Belém.
A problemática do estudo está relacionada principalmente com a “marginalização” do ensino do futsal entre os docentes, os fatores que levam os professores a ministrarem aulas de futsal nas escolas seresumem praticamente à facilidade que a maioria dos alunos tem com o esporte citado, o problema se dá quando se confunde aulas de educação física com esportivização precoce de acordo com Gonçalves (2010) alguns professores “fazem um juízo de valor equivocado deste ou daquele método, transformando o ensino do futsal na iniciação esportiva em “esportivização precoce”.
Buscandoinvestigar o andamento das metodologias do ensino do futsal em Belém, nos propomos a pesquisar como os professores de duas escolas (uma pública e uma particular) se propõem a ensinar o esporte em suas aulas, como é o planejamento dos profissionais e a recepção de alunos ao ensino, a contar do início da pesquisa, abriremos um leque de respostas pela busca da caracterização das aulas de futsal....
tracking img