O filme “o triunfo”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. JUSTIFICATIVA

Abordar a questão da avaliação escolar torna-se necessário, uma vez que a realidade educacional precisa de inovações no modelo didático que o professor utiliza. Assim, a avaliação apresenta-se como um desafio que exige, principalmente por parte do docente verificar continuamente, se a sua prática avaliativa oportuniza ao aluno construir realmente um conhecimentosignificativo.
De acordo com Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho do professor, devendo acompanhar todo processo de ensino e aprendizagem. É por meio da avaliação, que os resultados que vão sendo obtidos no trabalho conjunto entre professores e alunos são comparados com os objetivos pretendidos, para com isso constatar progressos, dificuldades, ereorientar a prática pedagógica para correções necessárias.
No entanto, são poucos professores que praticam uma avaliação que favoreça o progresso do aluno, pois a avaliação concebida e vivenciada na maioria das escolas brasileiras tem se revelado de maneira autoritária, visto que o mais comum é resumi-la somente à realização de provas e atribuição de notas, a fim classificar o educando.Classificar o aluno através de um atributo quantitativo, não permite que ele tome consciência de seus avanços e dificuldades. É preciso mudar a concepção de que a nota é o mais importante no processo de ensino e aprendizagem, pois o que é relevante é se tal processo é verdadeiramente efetivado.
Sendo assim, é necessário que o professor supere essa prática autoritária e conservadora e assumauma postura orientadora para levar o aluno a progredir na construção do seu conhecimento. A avaliação nessa ótica deve manifestar-se como um mecanismo de diagnóstico de questões em que os alunos precisam melhorar. Sendo assim, segundo Libâneo (1994), a avaliação diagnóstica deve ocorrer durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, a mesma não deve acontecer apenas no final desteprocesso, como vem ocorrendo no cenário escolar.
Diante do exposto, é indispensável compreender o fenômeno da avaliação escolar para ultrapassar uma prática avaliativa autoritária. Nesse sentido, centra-se a importância desse projeto de pesquisa, que busca refletir criticamente sobre a manifestação do autoritarismo na avaliação escolar e apontar como superá-lo.
Para o desenvolvimento dapresente investigação de caráter qualitativo, o método usado será o de pesquisa bibliográfica, ou seja, a busca de informações através de material escrito. Logo, a coleta de dados se dará por meio de leitura, análise e interpretação dos materiais selecionados.

2. PROBLEMA

De que maneira o autoritarismo tem se manifestado na prática avaliativa da escola e como superá-lo?

3. HIPÓTESESEsta pesquisa parte do pressuposto de que a avaliação escolar não vem sendo utilizada como instrumento para aprendizagem, mas sim como fim em si mesmo, pois muitas vezes se resume na ação de atribuir notas e conceitos, supostamente, ao aprendizado do aluno, o que equivale a ele estar determinantemente classificado, encerrando-se aí o ato de avaliar. Assim, a avaliação escolar tem sidoutilizada como forma de classificação, constituindo-se numa prática autoritária, freadora do processo de crescimento e não como meio de diagnóstico, em que a avaliação seria uma intervenção em favor da melhoria dos resultados do desempenho dos educandos. Portanto, acredita-se que para superar o autoritarismo na avaliação escolar, esta deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio deaprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista auxiliá-lo no seu progresso, possibilitando condições de emancipação humana.

4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL

Compreender o fenômeno da avaliação escolar, a fim de explicitar o uso autoritário desta e a necessidade de situá-la em outra prática pedagógica.

4.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

Destacar o significado da avaliação;
Analisar a...
tracking img