Filme o triunfo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os romanos tinham uma mentalidade prática; procuravam alcançar resultados concretos adaptando os meios aos fins. Enquanto os gregos julgavam e mediam todas as coisas pelo padrão da racionalidade, da harmonia ou da proporção, os romanos julgavam tudo pelo critério da utilidade ou da eficácia. "Por isso os romanos sempre consideraram os gregos como um povo visionário eineficiente, enquanto os gregos consideravam os romanos como bárbaros sórdidos, com força de caráter e valor militar, mas incapazes de apreciar os aspectos superiores da vida." (monroe, P. Op. cit., p. 77.)
O Ideal Romano De Educação
O ideal romano de educação decorre, principalmente, da concepção de direitos e deveres. O cidadão romano tinha os seguintes direitos:
• o direito do pai sobre osfilhos (pátria potestas),
• o direito do marido sobre a esposa (manus),:
• o direito do senhor sobre os. escravos (potestas dominica);
• o direito de um homem livre sobre o outro que a lei lhe dava por contrato ou por condenação judiciária (manus capere);
• o direito sobre a propriedade (dominium). .
A tais direitos correspondiam os deveres. E para cumprir seus deveres o cidadão romano precisava possuiruma série de aptidões e virtudes. Desenvolver tais,aptidões, era o papel da educação.
E quais eram essas aptidões e virtudes? As principais eram as seguintes:
• a piedade ou a obediência, que incluía tanto a ideia religiosa de reverência como a noção de respeito à autoridade paterna;
• a varonilidade ou firmeza, que atualmente chamamos de caráter (constantia); era uma virtude muito valorizadaentre os romanos;
• a bravura ou a coragem, que impelia o romano a nunca abandonar voluntariamente uma luta antes de ter vencido;
• a prudência, que devia ser utilizada principalmente na direção dos negócios particulares;
• a honestidade, que consistia principalmente na perfeita conduta em todas as relações económicas;
• a seriedade (gravitas), que incluía a sobriedade na conduta, a compostura.Para o indivíduo, todas essas virtudes estavam reunidas no ideal do dever; para o Estado, no ideal de justiça.




EDUCAÇÃO ROMANA

• A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS GREGAS (250-50 A.C.)
Através de suas vitórias militares, os romanos estenderam seu domínio pela Itália e fora dela. A Grécia, ao ser transformada em província romana (146 a.C.), passou a influir decisivamente sobre a culturadoconquistador.O contato seguido com outros povos fez com que a educação romana deixasse de ser estritamente nacional e passasse a receber grande influência de outros elementos culturais.
"Os militares, comerciantes e diplomatas necessitavam do conhecimento da língua grega para melhor desempenho de seus empreendimentos; a guerra e a política se tornaram cada vez mais complexas e difíceis; ajurisprudência foi se convertendo numa disciplina que exigia certos conhecimentos não mais suscetíveis de serem aprendidos pela audição das dissertações públicas; por fim, a arte oratória chegou a ser o meio mais eficaz para ocupar as magistraturas ou influir poderosamente na vida social.Como se pode compreender, a velha escola do ludi-masisteja nao podiasatisfazer por si mesma .as novasexigências; junto dela se foi gerando um novo tipo de instituições." (larroyo, F. Op. cit.,p. 207-8.)
Podemos citar como exemplos de tais instituições as escolas gregasde gramática e de retórica. Posteriormente, a escola de retórica latina abriu campo mais vasto para_esse tipo de educação, atingindo maiorparcela da população.
• O INÍCIO DO PERÍODO IMPERIAL (27 A.C.-200 D.C.)
Sob o Império, queteve início em 27 a.C., após o término daRepública, ocorreram importantes acontecimentos históricos que precisamos ter presentes para entender as transformações da educaçãoromana. Graças à prosperidade material, surgiram o luxo e uma aguda visão de classes sociais. Muitos ex-escravos, libertos, chegam a ser poderosos. Os que exercem profissão produtiva, como os mestres, os artistas e os...
tracking img