Filme: "o triunfo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA



TEMÁTICAS EDUCACIONAIS BASEADAS NO FILME “O TRIUNFO: A HISTÓRIA DE RON CLARK”.



2. RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA



Pesquisadores e educadores têm mostrado um crescente interesse pelo estudo das relações entre a família e a escola devido à sua importância para a educação e o desenvolvimento humano. A qualidade da educação depende cada vez mais da parceriaentre a escola e a família, ou seja, estes dois aspectos se complementam na formação do caráter e na educação de crianças e jovens. A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente, pois a vida familiar e escolar se completa (SILVA, 2008).

“A família e a escola emergem como duas instituições fundamentais para desencadear os processos evolutivos das pessoas,atuando como propulsores ou inibidores do seu crescimento físico, intelectual e social” (POLONIA e DESSEN, 2005).




No ambiente escolar a criança investe seu tempo envolvendo-se em atividades diversas ligadas às tarefas formais (pesquisa, leitura dirigida, entre outras) e também aos espaços informais de aprendizagem (recreio, excursões entre outras atividades de lazer).Neste contexto o atendimento às necessidades cognitivas, psicológicas, sociais e culturais é realizado de uma maneira estruturada e pedagógica do que no ambiente familiar. “A família não é, portanto, o único contexto em que a criança tem a oportunidade de vivenciar novas experiências e ampliar o seu repertório como sujeito de aprendizagem e desenvolvimento” (CEZAR-FERREIRA et al apud POLONIA eDESSEN, 2005).

Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução. Segundo Silva (2008), pais e educadores precisam estar cientes que apesar das transformações pelas quais passam as famílias atualmente, estas continuam sendo a primeira fonte de influência no comportamento,nas emoções e caráter da criança.

Assim como o contexto familiar impulsiona o processo de aprendizagem escolar e o aproveitamento acadêmico, o distanciamento do aluno de sua família pode provocar o desinteresse escolar e a desvalorização da educação, principalmente nas classes menos favorecidas. Um dos principais papéis dos familiares é a socialização da criança, ou seja, sua inclusão nomundo cultural, a partir do ensino da língua materna, dos símbolos e das regras de convivência em grupo, além da educação geral e parte da formal, em colaboração com a escola (POLONIA e DESSEN, 2005).

Através do projeto pedagógico que se permite uma flexibilização das ações conjuntas família-escola abrindo espaço para a participação dos pais no ambiente escolar e, reconhecendo os papéisdiferenciados de ambos no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

A parceria família e escola precisa ser cada vez maior, pois quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos serão os resultados na formação do sujeito. Visando fundamentar esta idéia é possível citar o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), nos artigos 4º e 55º; a LDB (Lei deDiretrizes e Bases da Educação), nos artigos 1º, 2º, 6º e 12º, além do Plano Nacional de Educação (aprovado pela Lei nº 10172/2007), que define como uma de suas diretrizes a implantação de conselhos escolares e outras formas de participação da comunidade escolar (composta também pela família), buscando a melhoria do funcionamento das instituições educacionais, enriquecimento das oportunidadeseducativas e dos recursos pedagógicos.



3. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA



A violência doméstica é uma das diversas modalidades de violência existentes atualmente, onde a sociedade pratica contra suas crianças e adolescentes, estando associada aos mais diversos contextos: histórico, político, cultural e social. Um dos fatores que desencadeia a violência doméstica é a questão social, passando...
tracking img