O etape

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1)A Corrente Norte-Atlântica (Deriva do Atlântico Norte e Movimento Marítimo do Atlântico Norte) é uma corrente oceânica potente de águas quentes que é uma continuação da parte nordeste da Corrente do Golfo. A Oeste da Irlanda ela divide-se em duas. Uma parte (a Corrente das Canárias) dirige-se para o sul enquanto que a outra continua para o norte ao longo da costa noroeste da Europa onde ela temuma influência considerável no aquecimento do clima. Outras partes incluem a Corrente Irminger e a Corrente da Noruega. Direcionada pela circulação termoalina global (THC), a Corrente Norte-Atlântica é também considerada freqüentemente uma extensão da Corrente do Golfo que vai do equador em direção leste e norte da costa da América do Norte, atravessa o Atlântico em direção ao Oceano Ártico.
Asmudanças climáticas, especialmente o aquecimento global, pode ter um significativo efeito sobre o corrente.
2)El NiÑo
El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiõestropicais e de latitudes médias.

b)La NiÑa
La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e climadevido à La Niña.
c)Devido ao aumento de temperatura, o aquecimento global derreteu as calotas polares despejando uma quantidade surpreendente de água doce no mar e assim desequilibrando uma corrente de ar que leva o calor do sol que atinge a linha do equador para o norte do planeta. Uma grande mudança climática abalou o mundo todo, no Japão choveu granizo, na Escócia uma tempestade de nevecongelou o combustível de vários helicópteros matando os tripulantes de frio, na Europa uma camada de neve de 4m cobriu as ruas, e nos E.U.A, a cidade de Los Angeles passou por um triplo furacão. Alguns dias depois um redemoinho de frio sugou o ar 25.000m de altura para baixo fazendo com que tudo congela se instantaneamente.

3)Esse Protocolo tem como objetivo firmar acordos e discussõesinternacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento.
Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. OProtocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma, comprometeram-se a implantar medidas com intuito de diminuir a emissão de gases.
As metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveisdiferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases, o protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Europeia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina, Índia e, principalmente, China, não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.
O Protocolo de Kyoto não apenas discute eimplanta medidas de redução de gases, mas também incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos impacto. Diante das metas estabelecidas, o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, desligou-se em 2001 do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país.
As etapas do Protocolo de...
tracking img