Matematica.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Matemática aplicada à administração, economia e contabilidade: conceitos básicos e sua importância como área de apoio as organizações principalmente, ao processo de tomada de decisão, que tem se revelado cada vez mais complexo. Análise dos conceitos e habilidades de cálculo, que fazem parte do ambiente da gestão e dos negócios, mecanismos de mercado, modelos de organização de mercado. AMatemática oferece meios necessários para que possa compreender e dominar importantes conceitos e habilidades de cálculo.
Competências e Habilidades, as etapas propostas neste desafio desenvolvem a capacidade do aluno para analisar as mudanças econômicas e tecnológicas, com vistas a aperfeiçoar investimentos, analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade, subsidiando assimo processo de tomada de decisões na instituição.

O método de ensino terá a preocupação de promover o debate em sala, com as aulas sendo expositivas – mas dialogadas – buscando atrair o interesse do aluno para o assunto abordado. A idéia é abordá-los em harmonia – sempre que possível com casos e situações trazidas pelos alunos. O objetivo é que se propicie o exercício da cidadania, bem como, oaprofundamento do conhecimento e de algumas habilidades, tais como: a compreensão e a aplicação da matemática, competências e habilidades, elaboração de solução e decisão através do raciocínio lógico, crítico e analítico no âmbito da gestão.
Quanto aos recursos didáticos, o uso de situações práticas é uma alternativa de fixação de conteúdo a ser utilizada. Além disso, faz parte da proposta doprocesso de ensino-aprendizagem a leitura prévia dos textos para o debate em sala. Os meios de apoio empregados nas aulas presenciais e as tele aulas, além dos Blogs Leituras Matemática e Seminário e outros sites da Internet.

NÇÃO EXPONENCIAL
a) Definição
Dado um número real a, a > 0 e a diferente de 1, definimos função exponencial de base a a função f de R em R que associa a cada x real onúmero real ax. Simbolicamente: INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda temas relacionados à introdução da Matemática Aplicada, exemplificando e relatando diversos conceitos como:

Conceitos Fundamentais de Função;
Tipos de Funções;
Função de Primeiro Grau;
Função de Segundo Grau;
Função Exponencial;
Função Logarítmica;
Funções Potência, Polinomial, Racional e Inversa;
Conceito deDerivada;
Técnicas de Derivação;

MATEMÁTICA
FUNÇÃO
Função é uma relação. Se tivermos dois conjuntos, a relação entre eles será uma função se todo elemento do primeiro conjunto estiver relacionado (ligado) apenas com um elemento do segundo conjunto.
Com essa definição podemos dizer que função é um tipo de dependência, um valor depende do outro, matematicamente podemos dizer que função é umarelação de dois valores, por exemplo: f(x) = y, sendo que x e y são valores, onde x é o domínio da função (a função está dependendo dele) e y é um valor que depende do valor de x sendo a imagem da função.
EXEMPLOS
Dois exemplos práticos de função é:
Conta de água e Conta de energia - o valor que iremos pagar no final do mês na conta de água e energia de nossas casas está em função (estádependendo) de quanto iremos gastar de m3 de água e quantos KW de energia foram consumidos durante o mês. Essa relação é uma função.
CONCEITO DE FUNÇÃO
Na analise de fenômenos econômicos, muitas vezes usamos funções matemáticas, para descrevê-los e interpretá-los. Nesse sentido, as funções matemáticas são usadas como ferramentas que auxiliam na resolução de problemas ligados a Administração de Empresas.TIPOS DE FUNÇÃO
Função do 1º grau
Função do 2º grau
Função modular
Função exponencial
Função logarítmica
FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU
Uma função do 1º grau pode ser chamada de função afim. Pra que uma função seja considerada afim ela terá que assumir certas características, como: Toda função do 1º grau deve ser dos reais para os reais, definida pela fórmula f(x) = ax + b, sendo que a...
tracking img