O estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EDUCACIONAL DIMENSÃO
Nome: ______________________________________________________________________Nº _________
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Carla dos Santos Gervazio
Série/ Turma: 8º ano “A” Data: _______________________Análise da narrativa

Texto I (Parte azul)

Nasci numa linda casa térrea. Ficava bem no meio de uma bela relva verde, cercada de grades bem altas, pintadas de preto. No fundo do gramado havia uma porção de grandes árvores, com bancos embaixo, que no inverno ficavam recobertos de folhas. Perto das árvores uma imensidão de roseiras que eram as queridinhas de Renato. Havia também outras plantasde flores ao redor de toda casa e ao redor de toda grama, bem ao pé da grade.
No dia em que nasci, a única preocupação de meus jovens pais era a piscina. Ela estava bem perto das árvores e qualquer ventinho eram centenas de folhas caídas na água azul da piscina. Só isso, sim, só isso aborrecia os meus queridos pais, pois eles eram felicíssimos.
Papai tinha 26 anos. Alto, encorpado, musculoso,cabelos amarelos, olhos verdes. Era engenheiro, filho de tradicional e rica família paulista. Meu avô tinha deixado uma boa fortuna que ele administrava com inteligência e muito trabalho. Mamãe tinha 25 anos.Bonita, alta, cabelos prateados. Até hoje é linda. Tão linda que parece uma fada. Meu irmãozinho, Renato, e eu nascemos com cabelos castanhos. Puxamos meus avós maternos.
Naquele dia, quandopapai pegou Renato no colo e me mostrou através do vidro do berçário, ele ficou louco de alegria, gritando e chorando que queria o seu nenezinho. E quando cheguei em casa ele quis que meu bercinho ficassem bem perto de sua caminha só para ficar me olhando, olhando sem parar. (p. 11)

Texto II (Parte negra)

(...) “- Nem continua, pois eu estou rodeado de viciados, todos os meus guardas sãoviciados e posso lhe garantir que qualquer viciado em drogas torna-se sonolento permanentemente, fraco nos estudos e não tem vontade de sair do lugar, fica mentiroso, grosseiro, descontrolado, insolente e sexualmente fraco. Não respeita Deus, pais ou família, enfim podemos dizer que se torna um animal. Já conheci diversos viciados que se tornaram criminosos. O viciado se esquece de si mesmo e daísobrevém grande desnutrição acompanhada pela falta de higiene, levando-o mais cedo para a morte. O único pensamento do viciado é arranjar dinheiro para comprar droga, quando não consegue com os pais, parentes e amigos, ele vira ladrão. Conheci muitos viciados, todos estudantes, que, não conseguindo tóxico, suicidaram-se, pois a falta da droga traz uma contração violenta nos músculos e a pessoa nãopára de se mexer. Outra coisa que também o viciado não agüenta, quando não está dopado, é a tremenda dor nos braços, pernas e estômago. O viciado também não consegue reter alimento ou água no estômago e não consegue dormir, daí perdendo rapidamente peso, tudo isso, eu lhe garanto, acontece com meus fregueses.” (p. 98)

1. O livro O estudante divide-se em duas partes: azul e negra. Sobre ocontraste que essa divisão representa na história assinale V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as assertivas: (05 escores)
a) ( ) A parte azul revela uma família equilibrada e feliz e, ao escolhê-la como protagonista, Adelaide Carraro pretende demonstrar que as drogas não escolhem classe social.
b) ( ) Na parte azul Renato é um filho e aluno exemplar, vencedor de váriasmedalhas de ouro, o orgulho da família, um líder respeitado e invejado. Eram características tão fortes que nem mesmo o envolvimento com as drogas mudou isso.
c) ( ) O quarto de Renato era decorado com um pôster de Jesus, mas foi substituído, na parte negra, por uma imagem demoníaca que representava o novo estado de espírito do menino.
d) ( ) O senhor Rubens questionava o excesso de...
tracking img