Projeto de estagio iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Leonardo Da Vinci







Acadêmica- Janaina Glaucia Gomes Moreira

Turma- PED 9641



Projeto de Estágio III










Janaína Glaúcia Gomes MoreiraProfª. Adriana Peixinho
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Pedagogia – ( PED 9641 ) –
29/05/2012


1 INTRODUÇÃO

Pontuar música na educação é defender a necessidade de suaprática em nossas escolas, é auxiliar o educando a concretizar sentimentos em formas expressivas; é auxilia-lo a interpretar sua posição no mundo; é conferir sentido e significado á sua nova condição de individuo e cidadão. ( ZAMPRONHA,2002, p. 120 )

A música deve ser considerada como uma linguagem de expressão, parte integrante da formação da criança. Ela deve colaborar para aaquisição do conhecimento, da sensibilidade, criatividade, sociabilidade e gosto artístico. Para tanto a música deve ser dinâmica e envolver movimentos que expressem esse sentimentos. É com essa citação que eu Janaina Glaucia Gomes Moreira, estagiaria do curso de pedagogia sexto semestre, relatarei presença e benefícios da musica minha intervenção na educação infantil grupo 04, na Escola Comunitária LuisAlberto, situada no bairro Jardim Cruzeiro, precisamente na rua Brumado, 77, na cidade de Feira de Santana. A escola é mantida pelo governo municipal, atendendo a comunidade do bairro residencial que tem a maioria da população pertencente à classe média- baixa. Funciona nos turnos: matutino e vespertino. A escola oferece a comunidade turmas da educação infantil dos grupos 4 e 5 e do 1º ao 5º ano doensino fundamental, totalizando 550 alunos. O quadro de funcionários é composto de 30 professores onde a maioria são estagiárias cursando Licenciatura em Pedagogia, possui 4 funcionários ( limpeza e portaria ), direção vice- direção, coordenação e duas secretárias.

A sala de aula observada tem 25 alunos, organizados em grupos, uma mesa e quatro cadeiras. Os materiais didáticos são: caderno,lápis, borracha, giz, lápis de cor módulos ( linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, e artes). A professora TATIANNE BARBOSA FRANÇA quatro anos de experiência a regente da sala de aula realiza um bom trabalho, demonstrando segurança e propondo uma metodologia criativa, adequada a faixa etária Dos alunos. É bastante atenciosa com os seus alunos, usando também em seu trabalhopedagógico novas mídias, uma boa tecnologia a favor de uma melhor educação.







2 RELATORIO DE OBSERVAÇÃO

Eu, Janaina Glaucia, realizei na unidade escolar Comunitária Luís Alberto na área de educação infantil grupo 04. Tive a oportunidade de observar os métodos aplicados pela professora TATIANNE, conforme a faixa etária dos alunos. Neste período de 5 dias a professora seguiu a seguinterotina, logo que as crianças chegaram foi distribuída massa de modelar, nesse momento elas aguardavam brincando a chegada dos outros coleguinhas. Após a chegada de todos é formada uma roda de conversa onde a pró faz a oração com as crianças, fez questionamento como estavam o tempo, que dia é hoje, cantou musicas envolvendo dia da semana ainda na roda, foi feita um trabalho com números onde ascrianças contavam quantos meninos vieram e quantas meninas vieram realizando uma soma no final. A pró sempre inicia as atividades com uma musica relacionada com o tema do assunto, envolvendo a musica, as crianças mostram envolvimento e interesse.

É chegada a hora do lanche, em fila as crianças levaram as mãos voltando para a sala onde cantaram uma musica incentivando a boa alimentação e a...
tracking img