O ensino religioso nas escolas estaduais do paraná

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ
Augusto Pianaro Neto Prof. Almir de Paula Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Bacharelado em Teologia (TEO0031) – Trabalho de Graduação 31/01/11

RESUMO O ensino religioso remonta do período no qual os Jesuítas catequizavam os índios, ensinando-lhes os hábitos do homem branco e apresentando-lhes a doutrina da Igreja CatólicaApostólica Romana. A partir da proclamação da República, o Estado brasileiro trabalhou no afastamento entre a religião e as escolas, instituindo um ensino laico e voltado ao tecnicismo. Atualmente, a escola brasileira voltou a entender a necessidade de uma disciplina que humanize o homem,o ensino religioso, preparando-o para conviver de forma harmoniosa nas sociedades. O objetivo deste Trabalho deGraduação é, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, levar ao leitor qual é a visão do Estado sobre o Ensino Religioso, bem como apresentar a verdadeira solução para a humanidade: a Educação Cristã. Palavras-chave: Educação; Religião; Ensino Religioso; Educação Cristã.

1 INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo, o ensino religioso no Brasil passou por várias metamorfoses. O catecismo católicopregado pelas missionários jesuítas foi abandonado completamente com a proclamação da República, quando o Estado aboliu o ensino religioso nas escolas públicas, dando ênfase ao ensino racional e na preparação do indivíduo para assumir os postos de trabalho na sociedade.

Com o advento das escolas técnicas, o homem então passou a ser o centro das preocupações dos educadores. Seu aperfeiçoamento nastécnicas e métodos de produção transformaram os alunos em ridículos bens de capital, ou seja, as ferramentas necessárias às indústrias para transformar a matéria prima em produto final.

Isso causou um esvaziamento pessoal, fazendo com que o indivíduo perdesse seus valores íntimos, como a vaidade, a auto-estima e a auto-confiança. Como efeito colateral, a convivência

2 social também foi afetada,gerando sociedades sem comunicação, sem respeito e sem colaboração inter-pessoal, inclusive no seio familiar.

Buscando resgatar os valores morais nos indivíduos, o sistema educacional voltou a pensar em uma disciplina que enobrecesse o homem, resgatando-lhe o respeito próprio e ao próximo, e ensinando-lhe a tratar com assuntos polêmicos como vida e morte.

Entretanto, um cristão legítimosabe que apenas este tratamento superficial não é suficiente para curar as feridas e as cicatrizes deixadas em tanto tempo de abandono do ser humano, usado e abusado como mera ferramenta de produção. Para que as marcas negativas sejam eliminadas definitivamente, a única solução é Jesus e sua obra salvífica.

Este Trabalho de Graduação irá apresentar agora um breve histórico da relação entre oEstado, a Escola Pública e o Ensino Religioso e, ao seu final, apresentará uma sugestão para substituir o atual conteúdo ministrado nas escolas públicas do Paraná na disciplina de Ensino Religioso por um real conteúdo de educação cristã, o qual é a verdadeira salvação para o homem e sua sociedade.

2 AS ESCOLAS BRASILEIRAS ABANDONARAM O ENSINO RELIGIOSO

Muito embora no contexto do Brasil Colônianão seja possível falar em políticas públicas para a educação e também numa disciplina denominada de Ensino Religioso, a primeira forma de inclusão dos temas religiosos na educação brasileira, que se perpetuou até a Constituição da República em 1891, pode ser identificada nas atividades de evangelização promovidas pela Companhia de Jesus e outras instituições religiosas de confissão católica, pois,durante todo o período imperial, o ensino da religião católica, credo oficial daquela época, seguiu sempre como elemento integrante da pedagogia escolar. Junqueira, Correia e Holanda (2007) afirmam que “a religião foi considerada elemento do currículo das escolas oficiais, de tal modo que seu conhecimento era condição indispensável no ofício de ensinar”.

A meta da educação como um todo, e...
tracking img