O ensino de geografia para alunos surdos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os inúmeros problemas educacionais e o verdadeiro papel da educação formal são motivos de ampla discussão na sociedade moderna. A educação urge por um esforço coletivo para vencer barreiras e entraves que inviabilizam a construção de um ensino regular que eduque de fato para o exercício da cidadania e seja instrumento real de transformação social, contrapondo-se a um modelo geradorde desigualdades, exclusões e preconceitos que residem dentro dos muros da escola e afetam consequentemente os mais marginalizados, dentre os quais estão os alunos surdos.
Existe, na escola regular, a necessidade de um acolhimento maduro, livre de preconceitos e egocentrismos, onde o ensino possa acontecer em espaços democráticos, ambientes que não se limitam a apenas reproduzir a realidadecultural própria dos ouvintes, desapropriando a pessoa surda da sua forma de fazer sua própria cultura, haja vista que como constituintes de um grupo social, estes, possuem suas formas próprias de constituí-la.
A educação precisa dar passos sólidos e coerentes com a realidade vigente promovendo a participação e a reflexão da sociedade, e principalmente das pessoas surdas, nas discussões e debatesacerca do projeto de inserção destes na rede regular de ensino que esta atualmente posta. É citado nas discussões acadêmicas que a democracia acontece na sala de aula, além de outras formas, quando respeitamos o direito dos alunos de se expressarem e não quando os reprimimos e obrigamos-os a aceitarem passivamente conceitos e opiniões impostas pela sociedade. O aluno surdo, como os demais, tambémprecisa receber o direito de se manifestar, atestando e contestando aquilo que lhe é de direito garantido: acesso a educação de qualidade que lhe capacite para progredir nas mais diversas esferas sociais.
Baseado nisto, a Geografia, uma ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico e, como tal, a maneira como o homem interfere e modifica o ambiente em que se encontra inserido, tem, semeximir as demais áreas do conhecimento, a tarefa de construir, enquanto disciplina escolar, alternativas que permitam encontrar orientações curriculares que convirjam com uma proposta de ensino voltada para a formação autêntica de sujeitos críticos e participantes da constituição sócio espacial. Os conteúdos geográficos não podem ser vistos como conteúdos meramente técnicos e estáticos, prontos emsi mesmos, mas ao contrário, devem ser orientados como facilitador do processo de construção social onde seu uso não se resuma a um amontoado de técnicas com o simples objetivo de descrever fatos e fenômenos.
A geografia contemporânea possui uma significativa importância na educação dos indivíduos socialmente organizados, surdos e ouvintes, pois por meio dela o aluno poderá se munir tanto dasinformações como da capacidade de intervir no meio para que consiga atender as necessidades do seu cotidiano. Por esse motivo esta pesquisa delimitou-se a estudar o 9º ano, por entender que, ao término desta última etapa do ensino fundamental o aluno deverá ser capaz de se posicionar criticamente nas diferentes situações sociais, bem como entender-se como integrante, dependente e transformador doambiente em que vive. Pensando nesta destacada contribuição do ensino da geografia à sociedade, aqui restringindo aos alunos surdos, que este estudo se desenvolveu sob a seguinte problemática: Como ocorre o processo do ensino de Geografia para os alunos surdos do 9º ano inseridos na escola regular Matias Olímpio da rede pública estadual de ensino do município de Teresina-PI?
Para responder a estaproblematização foi determinado como objetivo geral, analisar o processo de ensino de Geografia para os alunos surdos do 9º ano inseridos na escola regular Matias Olímpio da rede pública estadual de ensino de Teresina-PI; e específicos: averiguar o uso do bilinguismo na educação dos surdos; expor as estratégias utilizadas na disciplina de Geografia para o ensino dos alunos surdos; descrever como os...
tracking img