As dificuldades no ensino de geografia a alunos surdos na cidade de jataí – go

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“AS DIFICULDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA A ALUNOS SURDOS NA CIDADE DE JATAÍ – GO”.

INTRODUÇÃO

Um dos temas mais discutidos no meio educacional e na sociedade de um modo geral nos últimos anos refere-se à inclusão de alunos portadores que possuam algum tipo de deficiência seja nos aspectos físicos, mental ou psicomotora. O que provoca um debate em torno dos seguintes questionamentos: 1- Aescola está preparada para receber estes alunos?; 2- O professor está capacitado para trabalhar com o aluno portador de deficiência?; 3 - Como ocorre a socialização deste aluno em relação aos demais alunos? Tendo em vista esta problemática, esta pesquisa teve como objetivo central analisar como o alunos portador de deficiência auditiva compreende a disciplina de Geografia, tomando como referênciapara esta análise o caso de alunos com deficiência auditiva em escolas do município de Jataí – GO. Neste sentido, buscamos identificar qual o envolvimento e entendimento dos professores de Geografia quanto à questão da inclusão, bem como as dificuldades e possibilidades de trabalho com o aluno surdo em relação aos conteúdos geográficos.Também se ocorre alguma dificuldade na compreensão dadisciplina pelos alunos surdos em relação às aulas de Geografia.

OBJETIVO GERAL
Compreender as dificuldades dos alunos surdos no contexto de ensino e aprendizado na disciplina de Geografia nas Escolas Estaduais Serafim de Carvalho e Nestório Ribeiro localizadas na cidade de Jataí – GO.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Analisar as dificuldades dos alunos surdos no processo de aprendizagem de Geografia apartir do diagnóstico no material trabalhado com aluno (exercícios; atividades; avaliação);
2 - Identificar fatores que contribuem para o fracasso no aprendizado do ensino de Geografia;
3 - Verificar se ocorre evasão escolar dos alunos surdos e quais as causas para que haja esta ocorrência.

JUSTIFICATIVA

O município de Jataí - GO está situado na micro-região do Sudoeste Goiano, segundoIBGE (2010), possui uma população total de 88.006 habitantes, dentre estes 4.505, ou seja um total de 5,1% da população possui algum tipo de deficiência auditiva, por este motivo se faz necessário reconhecer que as diferenças precisam ser consideradas em uma política educacional em busca de se garantir o acesso à educação enquanto direito humano.
Dessa forma, com tais diferenças o educador precisarefletir como será aplicado o conteúdo de ensino em qualquer disciplina, que faz parte da educação de forma coesa dentro do contexto histórico-cultural dos alunos portadores de deficiência auditiva nos diferentes espaços escolar, a partir desta concepção que são pontos fundamentais para que se faça uma análise política educacional do sistema de ensino, da sua estrutura e de seus currículos setrazem alguma implicação no entendimento e no aprendizado do aluno surdo.

Tabela 1- Identificação de Deficiência Auditiva
Entrevistados que se identificaram com alguma deficiência auditiva. Grau da dificuldade
189 Não consegue de modo algum.
820 Grande dificuldade.
3.496 Alguma dificuldade.
FONTE: IBGE, Censo Demográfico 2010. Adaptação SILVA, H.F.F.
A pesquisa feita pelo IBGE (2010), duranteo Censo Demográfico na cidade de Jataí – GO, entre os portadores de deficiência auditiva conforme a Tabela 1, entre os entrevistados que apresentavam alguma dificuldade de ouvir, foram classificados de acordo com os seguintes de critérios de deficiência auditiva:
1 - Não consegue de modo algum - para a pessoa que declarou ser permanentemente incapaz de ouvir;
2- Grande dificuldade - para apessoa que declarou ter grande dificuldade permanente de ouvir, ainda que usando aparelho auditivo;
3- Alguma dificuldade - para a pessoa que declarou ter alguma dificuldade permanente de ouvir, ainda que usando aparelho auditivo.
Estes critérios podem ser visualizados conforme os dados do Gráfico 1, que representa a Identificação de Deficiência Auditiva.

Gráfico 1- Identificação...
tracking img