Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMÃS
São corpos ferromagnéticos que tem a capacidade de atrair outros corpos ferromagnéticos. Os imãs também atraem com menos força materias paramagnéticos, como lítio, platina, potássio, paládio,sódio, alumínio, cromo e algumas ligas de ferro.
Os imãs podem ser classificados em naturais ou artificiais.
Naturais: são minerais com propriedades magnéticas, constituídos por magnetita (óxido deferro, Fe3O4)
Artificiais: Esses são obtidos através de um processo chamado imantação, no qual é colocado um corpo ferromagnético dentro de uma bobina elétrica ou de um solenoide, onde passa umacorrente de grande intensidade. Após o processo o corpo adquire um campo magnético, se tornando um imã.
Os imãs possuem dois polos magnéticos, norte e sul, geralmente localizados nas extremidades do imã,exceto quando elas não existirem, como em imãs com formato de disco. Os polos iguais se repelem, e os polos iguais se atraem.
Mesmo cortando um imã ao meio, ou tirando um pedaço dele, ele continuarátendo dois polos. Verificou-se experimentalmente que não se pode ter um polo magnético separado.
Se aquecermos um imã ate a chamada temperatura curie ele perde suas propriedades magnéticas. Cada imãpossui a sua temperatura curie, que varia com as características de cada substancia.

Campo magnético de um imã
O campo magnético de um imã é a região próxima a ele que exerce influência sobremateriais eletromagnéticos e alguns materiais paramagnéticos.
Se acrescentarmos limalhas de ferro em volta do ímã, elas passam a se orientar de forma semelhante a uma bússola, formando linhas que sãochamadas de linhas de indução ou linhas de campo de indução magnético.

Ao observarmos as linhas de indução na parte externa de um ímã, analisamos que elas aparentam “sair” do polo norte e “chegar” aopolo sul. Não há linhas de indução que apenas saem ou chegam ao imã, como ocorre no caso das linhas de força do campo elétrico para uma só carga. Isso nos mostra que diferentemente do que ocorre...
tracking img