O enfermeiro pode chorar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Enfermeiro pode chorar numa situação de morte
A Enfermagem é uma profissão que lida com o ser humano, interage com ele e requer o conhecimento de sua natureza física, social e psicológica. Destaforma, o cuidar pode ser caracterizado pela atenção, zelo e preocupação com o outro. A morte ainda é muito estigmatizada na sociedade e conviver diretamente com ela causa grande mal-estar nas pessoas,ocorrendo até mesmo nos profissionais que vivenciam o processo de morrer constantemente. A equipe de enfermagem é a que passa mais tempo com o paciente e que primeiro atende às suas necessidades.
Érelevante identificar os sentimentos vivenciados na prática dos enfermeiros, afinal é sabido que o autoconhecimento é um processo importante a ser explorado a fim de melhor lidar com situações queimpliquem manifestação de emoções profundas, principalmente as relacionadas com a morte. Os profissionais são seres humanos e não podem isolar suas emoções do trabalho; o modo de separá-los consiste nahabilidade de reconhecer os próprios sentimentos .
Os profissionais de saúde, especialmente os enfermeiros, por sua maior proximidade com os familiares, têm a difícil responsabilidade de preparar amãe para o prognóstico, muitas vezes não satisfatório, do seu filho. Informar quanto ao estado do bebê, preparando-a para o enfrentamento do luto ou até mesmo dar a notícia do falecimento são atitudesesperadas e necessárias que o enfermeiro desempenhe. Escolher ser enfermeiro implica no desejo de estarem sempre próximo ao sofrimento e à morte, situações temidas pelo ser humano. Determinadassituações foram descritas como sendo o óbito um alívio e outras em que é uma surpresa .
Para os profissionais, a morte súbita é mais difícil de ser elaborada, pois a sensação é de que poderiam ter feito mais.Por isso, o paciente que morre aos poucos, dá a oportunidade ao enfermeiro de vivenciar esta perda como se ele tivesse feito o possível pelo paciente. A morte súbita traz insegurança para...
tracking img