A arte de cuidar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Unieuro

AYANNE CRISTINE ANDRADE CASTRO

A ARTE DE CUIDAR

BRASILIA
2010

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um texto narrativo comcaracterísticas descritivas e dissertativas que de maneira lúdica, busca oferecer informações referentes à profissão da enfermagem e em seu sentido mais profundo objetiva abordar o contexto geral da palavracuidar na vida deste profissional. O texto refere-se ainda ao grande poder curativo que pode ter um simples abraço.

[pic]

“A enfermagem é uma profissão que integra a ciência e a arte nocuidado do ser humano, com a finalidade de promover, manter e restaurar a saúde. o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e narecuperação da saúde dos indivíduos.” Dizia Marina ao tentar explicar para a filha o que fazia em sua profissão de enfermeira. Até que decidiu:

- Vou te contar uma estória filha.

- Umahistória mamãe? Sobre o quê?

- Não filhinha, é uma estória mesmo. Uma linda estória que aconteceu de verdade semana passada lá no trabalho da mamãe.

Então a filha, uma linda menininha deolhos grandes e castanhos e cabelos encaracolados, se ajeitou no sofá vermelho da sala, para ouvir atentamente sua mãe falar:

- Era noite e todas as crianças internadas no hospital já estavamdormindo. Todas menos uma, Pedrinho, um menininho de 6 anos muito “dodói”, ainda estava acordado tentando ler um gibi com a ajuda dos pequenos raios de luz que entravam pela janela. De repente, elecomeçou a chorar. Pedrinho chorava, chorava e não parava de jeito nenhum. Vários médicos e enfermeiras correram para ver o que estava acontecendo. Perguntaram se ele estava com febre ou sentindo algumdor, mas o menino disse que não era dor, ele só estava chorando porque queria ir embora “pra” casa, pois estava com muita saudade da sua mamãe, seu papai e seus irmãos. Foi aí que eu percebi que...
tracking img