Pedagogia da terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia da Terra

O MOVIMENTO DOS Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido como Movimento dos Sem Terra ou MST, é fruto de uma questão agrária que é estrutural e histórica no Brasil. Nasceu da articulação das lutas pela terra, que foram retomadas a partir do final da década de 70, especialmente na região Centro-Sul do país e, aos poucos, expandiu-se pelo Brasil inteiro. O MST teve suagestação no período de 1979 a 1984, e foi criado formalmente no Primeiro Encontro Nacional de Trabalhadores Sem Terra, que se realizou de 21 a 24 de janeiro de 1984, em Cascavel, no estado do Paraná.

Hoje o MST está organizado em 22 estados, e segue com os mesmos objetivos definidos neste Encontro de 84 e ratificados no I Congresso Nacional realizado em Curitiba, em 1985, também no Paraná:lutar pela terra, pela Reforma Agrária e pela construção de uma sociedade mais justa, sem explorados nem exploradores.

O termo Pedagogia da Terra é uma construção social e, como tal, não tem autoria individualizada. Gadotti (2000,p.20) nos diz que “a nossa Pedagogia da Terra, como o canto do poeta, não pertence àqueles e àquelas que a escreveram, mas àqueles e àquelas que dela necessitam em sualuta cotidiana por uma escola melhor, por um mundo melhor...”
Principalmente baseado em Paulo Freire - Pedagogia da Libertação, onde suas vivências são valorizadas. Roseli Caldart e Karl Marx, onde teoria e práticas estão juntas. Entre outros...

A Pedagogia do Movimento é aquela que educa através do próprio movimento da luta pela terra, com todas as suas contradições, enfrentamentos,conquistas e derrotas, ensinando que nada é impossível de mudar. Educa através do exercício da cooperação, pois nasce de um coletivo que descobriu um passado comum e se vê como construtor de um mesmo futuro, que nascerá baseado em novas relações sociais de trabalho e novas formas de divisão de tarefas, onde o natural é pensar no bem estar comum e não apenas no próprio bem.

E ainda, educa através doato de cultivar a terra, do trabalho produtivo, do exemplo, do culto aos símbolos e à memória coletiva e da oferta de possibilidades para o sujeito exercitar a escolha e assumir as responsabilidades pelas próprias decisões.

A pedagogia do MST é o jeito através do qual o Movimento historicamente vem formando o sujeito social de nome Sem Terra e que no dia-a- dia educa as pessoas que dele fazemparte. E o princípio educativo principal desta pedagogia é o próprio movimento.
A pedagogia do MST hoje é mais do que uma proposta. É uma prática viva, em movimento.

As palavras de Paulo Freire traduzem o conceito de educação que inspira as práticas educativas do MST. Nos assentamentos, a educação é entendida como uma prática coletiva e um processo de desenvolvimento integral da pessoa. Ouseja, educar significa criar condições para que as pessoas reflitam e teorizem sobre a sua prática no dia-a-dia de trabalho, de relacionamento social, de vida familiar e comunitária transformando a si mesmas e a sociedade a qual pertencem.

Essa concepção de educação materializa-se através de uma pedagogia que tem “o Sem Terra como sujeito educativo” e “o MST como sujeito da intencionalidadepedagógica da tarefa de fazer educação”. Uma Pedagogia do Movimento que é um “movimento de diversas pedagogias”, assim chamada “porque se desafia a perceber o movimento do movimento, a transformar-se transformando.”
(Caderno de Educação nº 9, p. 6).

Funciona como um cooperativa de aprendizagem, onde o coletivo assume a corresponsabilidade de educar o coletivo, torna-se um espaço deaprendizagem não apenas de formas de cooperação, mas principalmente de uma visão de mundo, ou de uma cultura, onde o ‘natural’ seja pensar no bem de todos e não apenas de si mesmo.

Os objetivos das escolas existentes nos assentamentos são:

ensinar a ler, escrever e calcular a realidade local, dos assentamentos e da região onde eles se
localizam e com a realidade mais ampla da humanidade,...
tracking img