A arte do cuidar.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pneumonias : São infecções que se instalam nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Os pulmões fazem parte do sistema respiratório constituído também pelas cavidadesnasais, faringe (estrutura comum aos aparelhos digestivo e respiratório), laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus, fungos,substâncias inorgânicas e por reações alérgicas. A forma mais comum é chamada de pneumonia da comunidade, uma infecção provocada por bactérias.


Pneumonia Viral :É uma doença respiratória causada por vírus que atinge especialmente indivíduos debilitados, crianças e idosos.

Principais agentes causadores :

Vírus InfluenzaA, B e H1N1: O vírus da Influenza pertence à família dos ortomixovírus e se apresenta em 3 tipos: A, B e C.
O tipo A promove doença moderada a severa em todas as faixas etárias epode causar epidemias, afetando até animais;
O tipo B afeta somente humanos, principalmente crianças e causa epidemias leves;
O tipo C não é epidêmico.
Os vírus A e B sãoos mais comuns.
H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripeaviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) : Este vírus comum e altamente contagioso infecta os pulmões e o trato respiratórioinferior. O vírus sincicial respiratório (VSR) ocorre sempre em determinada época, atingindo o máximo nos meses do Inverno.

Vírus Parainfluenza (em crianças): Grupo viral conhecido por vírus daparainfluenza humana, acomete o trarto respiratório inferior dos bebês e crianças muito jovens.

Outros vírus menos comuns:
Adenovíru;
Metapneumovíru;
Vírus do Síndrome Respiratório Agudo Grave....
tracking img