O enfermeiro como educador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Enfermeiro como Educador: Uma contribuição da didática e da metodologia dialética na atuação profissional
Luciana Angelo L. Campos Resumo: A atuação do profissional enfermeiro na área de ensino apresenta-se como uma temática pertinente em um momento de transformações no ensino caracterizado por mudanças sociais e novas demandas educacionais da atualidade. Este estudo objetivou refletir sobre aformação deste profissional, o perfil exigido para uma atuação que atenda as necessidades do mercado de trabalho e principalmente dos educandos e a contribuição da didática e da metodologia dialética para a formação profissional do docente. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica em livros e artigos nacionais. Pode-se concluir que para uma excelente pratica educacional se faznecessário que se tenha conhecimento na área pedagógica e sobre o processo de ensino-aprendizagem e de todos os elementos envolvidos no processo: aluno, professor e objeto de estudo. Palavras- chave: enfermeiro- educador, formação, didática e dialética. Abstract: The role of professional nurses in the field of education presents itself as a relevant theme in a moment of transformation in educationcharacterized by social change and new demands of education today. This study aimed to reflect on the training of professional, the profile required for a performance that meets the needs of the labor market and especially the students and the contribution of didactics and methodology of dialectic for training of teachers. We used the methodology of literature in books and articles nationals. It can beconcluded that for a good educational practices is necessary to have knowledge in teaching and the teaching-learning process and everyone involved in the process: student, teacher and subject of study. Keywords: nurse-teacher, training, didactics and dialectics.
INTRODUÇÃO
Conforme a necessidade atual de se formar um profissional com características que atendam as perspectivas do mercado detrabalho contemporâneo é que vem se repensando a prática pedagógica do enfermeiro professor. O processo de redirecionamento na formação dos profissionais de enfermagem deve estar voltado para as transformações sociais. Portanto, o profissional de ensino em saúde deve integrar suas atividades á realidade dos alunos e incorporar aspectos inerentes à sociedade globalizada deste século. (RODRIGUES;SOBRINHO, 2007).
O enfermeiro é um educador por natureza, pois ele é responsável por orientar os pacientes em prol da prevenção de doenças e da promoção da saúde. Mais além de desenvolver atividades de educação em saúdeatendendo necessidades sociais, atua como docente em diversos níveis de educação escolar.
Essa realidade nos faz questionar: Qual tem sido a conduta de trabalho do professor enfermeirofrente à realidade atual?Os enfermeiros que atuam na área de educação estão preparados para enfrentar os conflitos no processo de trabalho educacional e social?Quais têm sido as crenças e valores que orientam a prática pedagógica dos enfermeiros-educadores?(VASCONCELOS; PRADO, 2004).
Segundo os autores citados acima, os profissionais enfermeiros que atuam na área educacional enfrentam diversosfatores que causam sofrimento e dificuldades no desenvolver de sua atividade pedagógica. Esses fatores vão desde os problemas de falta de valorização profissional, má remuneração, dificuldade em refletir, transmitir, compreender e ser compreendido pelo educando, capacitação técnico-pedagógica e deficiência no relacionamento com os alunos.
Para Rodrigues e Sobrinho(2007)é necessário que haja semprea capacitação contínua de preparo técnico, teóricoe pedagógico inserida no contexto econômico, político, social e cultural para que haja transformações na atuação do enfermeiro-educador. Os sistemas educacionais modernos, atualizados, empreendedores, possuírem percepção e serem capazes de oferecer condições de trabalho atendendo aos anseios dos professores e alunos(VASCONCELOS; PRADO, 2004)....
tracking img