263680563

274 palavras 2 páginas
O ENFERMEIRO COMO EDUCADOR
Uma contribuição da didática e da metodologia dialética na atuação profissional

Conforme a necessidade atual de se formar um profissional com características que atendam as perspectivas do mercado de trabalho contemporâneo é que vem se repensando a prática pedagógica do enfermeiro professor. A atuação do profissional enfermeiro na área de ensino apresenta-se como uma temática pertinente em um momento de transformações no ensino caracterizado por mudanças sociais e novas demandas educacionais da atualidade.
O enfermeiro educador deve entender que sua prática profissional exige competência e comprometimento, mais a partir daí deve ser repensado que o saber, o saber fazer e o saber ser, estão na mão do enfermeiro educador, condição principal de sua atividade de trabalho. Por isso que o planejamento de seu trabalho deve estar relacionado ao processo de ensino-aprendizagem.
O enfermeiro que se propõe a passar conhecimento deve manter-se sempre atualizado dentro do mercado de trabalho, que se modifica cada vez mais, e das necessidades de aprendizagem do educando, com o objetivo de educá-lo de forma coerente e atual. O enfermeiro desenvolve atividades de educação em saúde atendendo necessidades sociais, portanto, se bem analisado esse contexto, pode-se supor que o enfermeiro é um educador por natureza, pois ele é responsável por orientar os pacientes em prol da prevenção de doenças e da promoção da saúde.

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

O ENFERMEIRO COMO EDUCADOR
DAVIDSON MIGUEL SILVA

Rio de Janeiro
Fevereiro-2014
DAVIDSON MIGUEL SILVA

O ENFERMEIRO COM EDUCADOR

Trabalho apresentado à Professora Antônia Regina da disciplina Didática aplicada à enfermagem do turno noturno do curso de enfermagem.

Universidade Castelo Branco
Rio de Janeiro-2014

Relacionados