´O empreendedorismo como diferencial de sucesso na abertura de micro e pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL SÃO PAULO
Faculdade de Administração São Paulo

EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL DE SUCESSO NA ABERTURA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho acadêmico apresentado como parte da disciplina Metodologia e Técnicas de Pesquisa da Faculdade Administração de São Paulo



São Paulo
2012
Conteúdo
O EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL DE SUCESSO NA ABERTURA DE MICRO EPEQUENAS EMPRESAS 5
INTRODUÇÃO 6
Coincidência ou não, o empreendedorismo se relaciona com a administração, saber administrar é planejar, organizar, controlar e executar, isso faz com que o tema se torne uma discussão envolvente para quem se identifica com a ideia de um dia ser dono do próprio negócio. 6
A apresentação desse trabalho tem como objetivo tornar simples e prática a percepção sobreempreendedorismo e suas formas para aqueles que tenham interesse na abertura de sua empresa, interesse esse que nos motivou na intenção de realizar o estudo, até porque, para alcançarmos o sucesso não devemos apenas saber gerir nosso próprio negócio ou vida pessoal, devemos saber manter, sustentar um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de nossos investimentos. 6
Segundo osautores (BRITTO, WEVER, 2003, pg. 17-18) a palavra “Empreendedor” vem de 800 anos atrás com o verbo francês “entreprendre” que significa “fazer algo”, essa é uma definição simples para essa atividade que nos dias de hoje recebe diversas outras características como inovação, criação, criatividade, liderança, entre outros. 6
Em todo conjunto as empresas que conseguem se sobressair de seu períodode infância nos primeiros 5 anos, e como principal objetivo apresentar como elas enfrentaram suas principais dificuldades, foco no cliente, preparação, criatividade, inovação, empreendedorismo. 7
EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
Referências 12

O EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL DE SUCESSO NA ABERTURA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Objetivo

Apontar as micros epequenas empresas que alcançaram seu sucesso superando seus desafios em ultrapassar a linha dos 05 (cinco) anos.

Problema

Muitos empreendedores iniciam seu negócio para agarrar oportunidades em curto prazo e não elaboram estratégicas para longo prazo. O grande problema é a mortandade das micros e pequenas empresas.

Hipótese

Para a abertura de um novo negócio é necessário superar barreirasque vão além das estratégicas, planejamento, cenários, entre outros, há necessidade de superar a falta de políticas de incentivos ao empreendedor.
É necessário que a empresa soubesse aonde quer chegar, qual é o seu objetivo, avaliar os fatores internos para o sucesso, aceitar as mudanças e adequações.
O SEBRAE em meio de inúmeras atividades relacionadas possui políticas públicas que buscampromover o desenvolvimento, a sustentabilidade e o inventivo a formação dos pequenos negócios.

Referencial Teórico

Esse trabalho apresenta uma visão clara e objetiva com intuito de apontarmos as micro e pequenas empresas que alcançaram seu sucesso e conseguem se diferenciar do cenário atual, superando seus desafios e se distinguindo do grande percentual de mortalidade que assombra osempreendedores na abertura de novos negócios.
Iremos destacar como a preparação dessas empresas e a preocupação de inovar e se antecipar as demandas foi preponderante nos casos de sucesso para que as empresas conseguissem ultrapassar a linha dos cinco anos e alcançar sua adolescência.
A representatividade do setor, as características das políticas de apoio, incentivos e influências no atual cenárioeconômico.
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas, mortalidade, empreendedores, preparação, inovar.

INTRODUÇÃO

Coincidência ou não, o empreendedorismo se relaciona com a administração, saber administrar é planejar, organizar, controlar e executar, isso faz com que o tema se torne uma discussão envolvente para quem se identifica com a ideia de um dia ser dono do próprio negócio.
A...
tracking img