Karl mark

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 Biografia de Karl Heinrich Marx.........................................................................................................01
2 Marxismo...........................................................................................................................................02
3 Maisvalia............................................................................................................................................04
4 Obras..................................................................................................................................................03

1 Biografia de Karl Heinrich Marx

Nasceu na Alemanha, no dia 5 de maio de 1818 na cidade de Trèves, cidade ao sul da Prússia Renana, na fronteira da França, foi um filósofo,intelectual e revolucionário Alemão, atuou como historiador, teórico político, jornalista, economista e filósofo, foi fundador da doutrina comunista moderna.
No final de 1836 foi para Berlim onde se propagaram as ideias de Hegel, destacou como filósofo e idealista alemão. Max se alinhou com os "hegelianos de esquerda", que procuram analisar as questões sociais.
Entre 1838 e 1840, dedicou se aelaboração de sua tese, em busca de um cargo de professor.
Em 1841, apresentou o trabalho "A Diferença Entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro", na Universidade de Lena, e por motivos políticos, Karl não foi nomeado, porque as universidades não aceitavam mestres que seguiam as ideias de Hegel. Desiludido, começou a se dedicar ao jornalismo.
Em outubro de 1842, foi morar naColônia, e assume a direção do jornal Gazeta Renana, mas o governo fecha o jornal logo após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo.
Em julho de 1843, casou com Jenne irmã de seu amigo Edgard von Westphalen e o foram morar em Paris, onde junto com Ruge funda a revista "Anais Franco Alemães", que publicou os artigos de Fredrich Engels e Max publica "Introdução à Crítica da Filosofia do Direitode Hegel" e "Sobre a Questão Judaica". Ingressa numa sociedade secreta, mas é expulso da cidade.
Em 1848 publica o "Manifesto Comunista", onde esboçou suas principais idéias com a luta de classes e o materialismo histórico.
Em fins de 1844, Max começa a escrever para o "Vornaerts" em Paris. As opiniões desagradam o governo Frederico Guilherme V, imperador da Prússia, que pressiona o governofrancês a expulsar os colaboradores da publicação, entre eles Max e Engels. Em fevereiro é obrigado a sair da França e foi morar na Bélgica.
Dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantém contato com o movimento operário europeu. Funda a "Sociedade dos Trabalhadores Alemães". Junto com Engels, adquirem um semanário e se integram à "Liga dos Justos", entidade secreta de operários alemães, comfiliais por toda a Europa. No 2º Congresso da Liga, são solicitados para redigir um manifesto. Com base no trabalho de Engels, Os Princípios do Comunismo, Max escreve o "Manifesto Comunista", que envia para Londres em Janeiro de 1848.
Na obra, Karl critica o capitalismo, expõe a história do movimento operário, e termina com um apelo pela união dos operários no mundo todo. Pouco tempo depois,Karl e sua mulher são presos e expulsos do Bélgica. Depois de vários exílios e privações, finalmente se instalam em Londres. Apesar da crise, em 1864 funda a "Associação Internacional dos Trabalhadores, em Londres" que fica conhecida como "Primeira Internacional". Com a ajuda de Engels, publica em 1867, o primeiro volume de sua mais importante obra, "O Capital", em que sintetiza suas críticas àeconomia capitalista.
Ao escrever "Crítica ao Programa de Gotha", condena o programa que o partido socialista alemão adotara em 1875. As teorias de Marx influenciaram a Revolução Russa de 1917, teóricos e políticos como Lênin, Trotski, Stalin e Mao Tsé-Tung. Assim, sua doutrina esteve presente em vários países, como a extinta URSS, a China e Cuba.
Karl Heinrich Marx morreu em Londres, no dia 14 de...
tracking img