Karl mark

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1254 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Mark
1ºExplique por meio de um texto,os procedimentos do pensamento dialético,diante de uma total-realidade a ser estudada.
R- O Ponto de partida do processo de conhecimento consiste na definição ao objeto,ou da totalidade-realidade a ser estudada. Definindo o objetivo,deve-se passar à contrução de um processo de formulações teóricas a seu respeito , ou seja ,ao estudo do objeto até suasdeterminaçoes mais simples, o que conduziria à compreenção de suas partes constituintes,esse passo levaria à conquista do entendimento, por parte daquele que estuda ,da totalidade real do objeto de estudo,em seguida , faz-se nescessário realizar uma volta ao objeto inicial,nesse retorno,o objeto já nao seria o memso do inicio do estudo,pois ele estaria agora compreendido em suatotalidade,configurando,portanto outro objeto,embora ainda fosse,simultaniamente,o memso do inicio do estudo,o que faria o estudioso buscar um novo ponto de partida,determinante para o avanço do processo de contrução do conhecimento.
2º Defina com argumentos proprios o conceito de materialismo histórico,
R- O modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante daorganização política e das representações intelectuais de uma época. Assim, a base material ou econômica constitui a infraestrutura da sociedade, que exerce influência direta na super-estrutura, ou seja, nas instituições jurídicas, políticas (as leis, o Estado) e ideológicas (as artes, a religião, a moral) da época.
3º Marx em uma de suas frases significativas, disse que "até então os filósofos sempretinham tentado interpretar o mundo em vez de tantar modifica-lo", a partir dessa afirmação,defina:qual foi o objetivo de Marx em propor uma teoria que pode ser chamada de "Filosofia de ação"?
R- A con¬tribuição que Marx faz ao pensamento filosófico é que, enquanto outros filósofos e historiadores tinham daí em diante olhado para a filosofia, religião e literatura passada para entender a sociedade,Marx considerou que a base da organização social eram as forças econômicas de troca, distribuição e consumo.Em sua visão ,o conhecimento e a ciencia deviam assumir um papel politico absolutamnete critico em relação à sociedade capitalista,devendo ser um instrumento de compreenção e de transformaçõa radical dessa realidade,os estudos sobre a realidade social não deviam restringir-se apenas a suadescrição,por isso um dos papés de cientista social seria participar ativamente dos atos de transformações da realidade.tornando-se um abservador participante e militante.
4ª Marx compreende que quando o homem altera a natureza,ele também se altera,isso quer dizer que,quando o homem trabalha ,ele interfere na naturaza e deixa nela suas marcas,mas neste processo de trabalho tambem a naturazainterfere no homem,deixando marcas em sua consciencia,Defina por que a reflexão sobre o trabalho foi central na contrução do pensamento de Marx.
R-Porque Marx constatou que a única forma possivel de amancipação dessa alienação seria pela tomada do controle dos meios de produção por parte dos trabalhadores,por meio de uma revolução proletária que expropriaria os capitalistas aboliria o regimeassalariando, resgatando o sentido coletivo do trabalho social.

5ª O Principio da inversão é elemento construtivo fundamental do conceito de ideologia,na concepção de Marx e Engels,explique esse conceito e estabeleça uma relação entre ideologia e cultura.
R- O Conceito de inversão teria como papel fazer com que a vida social aparecesse para os homens como uma imagen que é exibida pelo visor de umacâmera fotografica do séc. XIX,ou seja ,de cabeça para baixo,ilusoriamente invertida do sentido que ela apresentaria na realidade,dessa forma,ela oferecia para a sociedade uma imagem inversa do que ela propria seria e viveria no âmbito real,essa falsa imagem levaria o homem e a sociedade a uma falsa conciencia acerca de si memso e das relações concretamente estabelecidas
Ideologia:Para Karl...
tracking img