O elo perdido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sabendo-se que o objetivo da pesquisa social é contribuir na transformação da sociedade, ajudando-a á perceber as causas dos fenômenos sociais de forma diferenciada e que se trata de um estudo comresultados aproximados, provisórios e imprevisíveis, diferente das pesquisas naturais que produzem conhecimentos exatos , o pesquisador,deve observar e interpretar a realidade a ser estudada,objetivando os seus estudos da maior forma possível, através de organização, regras, normas e elementos quantitativos “... mesmo sabendo que o pesquisador não pode ser perfeitamente objetivo”(LAVILLE & DIONNE,40).
Em uma pesquisa social uma das grandes dificuldades é a socialização entre o pesquisador e seu objeto de pesquisa. No filme, O Elo Perdido, não foi diferente. Principalmente pelafalta de conhecimento da cultura dos Pigmeus, e por não reconhecê-los como seres capazes de desenvolver habilidades e sentimentos, seres humanos. “Sem esquecer que o ser humano é ativo e livre, com suaspróprias idéias, opiniões, preferências, valores, ambições, visão das coisas, conhecimentos... que é capaz de agir e reagir” (LAVILLE & DIONNE,33).
A falta de conhecimento e respeito aoser pesquisado, alterando sua forma de sobrevivência, afastando-o do seu mundo, ameaçando-o e provocando mudanças em seu comportamento, dificultou ainda mais a execução da pesquisa, já que para melhorcompreender o objeto a ser estudado é necessário conhecer seus valores e respeitar seus princípios.
No filme, observou-se também, que alguns pesquisadores foram totalmente subjetivos,tentando apenas comprovar a teoria por eles criada. Sem preocupar-se com a investigação, a observação e também com a objetivação que requer uma pesquisa social. Ao contrário de um dos pesquisadores quese permitiu influenciar e ser influenciado por seu objeto de estudo, tornando-se parte do problema a ser estudado, facilitando assim a confiança necessária entre o pesquisador e o ser pesquisado....
tracking img