O elo perdido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO

COMUNIDADES ORIENTAIS
RELATÓRIO SEMINÁRIO - EGITO ANTIGO E FARAÔNICO

FÁBIA NÚBIA MOURA E SILVA
AGUIONE CAMPOS DE SOUZA BORGES

UBERABA-MG
2013
RELATÓRIO SEMINÁRIO - EGITO ANTIGO E FARAÔNICO

INTRODUÇÃO

O Egito é reconhecidamente o primeiro reino unificado da história, que mesmo tendo passado por períodos de anarquia e domínio estrangeiro,manteve sua identidade política reconhecível. Possuindo registros documentados de sua política e cultura, esses registros da civilização egípcia são voltados aos feitos dos monarcas e as questões religiosas.

A FALÊNCIA DA “HIPÓTESE CAUSAL HIDRÁLICA”

Com a desertificação da região do Saara o vale do Nilo passou a receber os povos da África branca na região do Egito iniciando assim, opovoamento do lugar. Alguns estudiosos africanos, ligados ao Pan-africanismo, defendem a idéia de que o Egito, na sua formação, era de origem negra. O mais sensato a se admitir é que na região em questão, a diversidade de agentes certamente influenciaram a formação de um povo miscigenado. A região recebia asiáticos que atravessavam o mar vermelho e os negros que desciam o vale do Nilo, proporcionandoassim, uma grande variedade de etnias que compõe o Egito.
O rio Nilo, que se tornou a base de toda a estrutura egípcia, podia ser caracterizado em três partes: o Delta, com maior extensão de terras aráveis e de pastos, contendo também muitos pântanos; o Vale, estreita faixa de terra arável apertada entre desertos, que na Antiguidade continha igualmente manchas pantanosas; e o deserto estéril.
J.Vercoutter atribuiu a unificação do Egito à necessidade de centralizar as tarefas de irrigação na região, mas estudos recentes revelaram que a administração dos diques tinha caráter apenas regional, não contribuindo para a formação de um estado nacional centralizado.
Seja como for, tudo indica que o processo de formação do Egito como reino centralizado dependeu de numerosos fatoresdemográficos, ecológicos, políticos etc. Entre os quais a irrigação, pelo menos indiretamente, foi elemento de peso.

ECONOMIA E SOCIEDADE

A economia egípcia era basicamente agrícola e pecuária. Diferente da Baixa Mesopotâmia que deixou uma grande quantidade de documentos escritos relativo à sua história econômica, o Egito legou-nos uma rica iconografia, que facilita a compreensão das atividadesdesenvolvidas pela sociedade.
Era cultivado o trigo-duro, para o pão, a cevada, para a cerveja e o linho para o vestuário, esses produtos eram à base da agricultura. Entre a semeadura e a colheita os camponeses podiam dedicar-se a horticultura, à viticultura e aos vergéis, isso devido a umidade do solo, referente às cheias do rio Nilo. Também era praticada a pesca no Nilo, nos canais e nospântanos, o consumo do peixe era grande, principalmente seco.
Desde o Reino Antigo, é possível observar nos relevos das tumbas a existência de um pequeno comércio local baseado no escambo. Nas principais transações era usado o padrão de referencia, constituído por pesos de metal (cobre, prata), porem o pagamento efetivo era feito através de objetos diversos.


O PODER: SINOPSE DA HISTÓRIAFARAÔNICA

A unificação

A história do Egito se inicia no período pré-dinástico. Dividido em Nagada I e II. Em Nagada II, período mais adiantado, onde já podemos encontrar a manipulação do cobre e socialmente uma estratificação da sociedade. Além de contatos comerciais e culturais com a Ásia.
O fim desse segundo período se deu após sucessivas guerras que resultaram em duas grandesconfederações a do Vale sob o deus Seth e a do Delta sob o deus Hórus.
Uma seqüência de avanços no sentido sul-norte leva a unificação do reino, iniciando a primeira dinastia comprovada com Men, o primeiro rei Aha.

O III milênio: Dinástico primitivo, Reino antigo e Primeiro período intermediário

O Dinástico primitivo compreende as três primeiras dinastias. Período de poucos documentos...
tracking img