Quinoa e amaranto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUINOA

A quinoa (Chenopodium quinoa) é da família do espinafre. Na alimentação humana e animal podem ser aproveitados tanto os grãos como toda planta. Considerada um pseudo-cereal, possui valorbiológico de proteína comparável ao da caseína do leite. Em relação aos cereais, a quinoa contém mais riboflavina e ácido fólico. A alta concentração de -tocoferol (2,6 mg/ 100g), faz da planta uma ricafonte de vitamina E.
A quinoa é um alimento de alto valor nutricional devido aos aminoácidos presentes. Os aminoácidos essenciais são aqueles que nosso corpo não produz e por isso, devem vir daalimentação. As principais fontes desses aminoácidos são alimentos de origem animal. Ao optar por fontes protéicas de origem vegetal a de alto valor biológico como a quinoa, existe a vantagem de nãoaumentarmos a ingestão de gorduras saturadas e colesterol, presentes nas fontes animais e relacionadas ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares.
Fonte: SPEHAR CR, SANTOS RLB. Quinoa BRS Piabiru:Alternative for diversification os cropping systems. Pesq. Agrop. Bras, Jun 2002, nº 6, p. 809-893

História

Quando os invasores chegaram em 1532, não foi difícil apoderar-se do grande império,primeiro pelas armas que tinham e segundo que os povos incaicos estavam debilitados pela guerra civil. Quando acabaram com os 362 anos, que foi o tempo que durou o Império Inca, acabaram também com aQUINUA, ignorando tratar-se de um tesouro sagrado. Era chamada de "Grano Madre" ou "Grano de Oro" e venerada como símbolo religioso.
Todos os anos, quando iniciava a época do plantio, o próprio SAPAINKA (Supremo), com uma ferramenta de ouro maciço, abria simbolicamente o período de plantio da Quinoa chamada pelos Incas de "cereal milagroso" ou "mãe dos seres humanos". A Quinoa foi um fator muitoimportante na expansão desse Império composto por doze milhões de habitantes também conhecido como Tahuantinsuyo (quatro pontos cardeais), formado por Aymarás, Quéchuas e outras etnias. Esses...
tracking img