O drama da pedofilia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho, procurarei mostrar a questão da pedofilia dentro da Igreja Católica, procurando elucidar os diversos casos veiculados na mídia. Para tanto, partirei dos conceitos fundamentais da definição de pedofilia e ainda as diversas facetas do pedófilo.
Num segundo momento, tratarei especificamente da pedofilia na Igreja, tentando esclarecer a associação da pedofilia com ocelibato e o homossexualismo. A seguir veremos como se evidencia tais escândalos na sociedade em geral, e como esta mesma sociedade se posiciona frente ao dito. Para maior credibilidade ao exposto, procurei alguns dados recolhidos de maneira científica para quantificar os casos e as incidências na sociedade.
Ao final veremos se temos alguma esperança de mudança e a forma que a Igreja tem secolocado para combater e ao mesmo tempo socorrer às vítimas.


A CONSCIÊNCIA PERANTE O DRAMA DA PEDOFILIA NA IGREJA: PROPOSTAS E CAMINHOS DE SOLUÇÃO.

1.1 – ENTENDENDO O QUE É PEDOFILIA

Não se pode falar em pedofilia sem se fazer uma breve referência aos desvios da sexualidade, ou seja, às parafilias, perturbações da sexualidade que podem ser constantes ou episódicas, que se manifestamatravés de fantasias ou de comportamentos recorrentes e que são sentidas pelo próprio como sexualmente excitantes.
O psicólogo clínico, Manuel Coutinho, apresenta de uma forma sucinta as parafilias específicas mais conhecidas: são o exibicionismo (exposição dos genitais); o fetichismo (uso de objetos inanimados); o frotteurismo (tocar ou roçar-se numa pessoa que não consente); a pedofilia (foco emcrianças prépubertárias); masoquismo sexual (ser objeto de humilhação ou sofrimento); o sadismo sexual (infligir dor); o fetichismo travestido (travestir-se); e o voyeurismo (observar atividade sexual).
O termo “pedofilia” é uma palavra formada pelos vocábulos gregos “pedos” (que significa criança ou menino) mais a palavra “filia” (inclinação, afinidade), portanto, literalmente, significa“afinidade com crianças”.
Mas, no entanto, é evidente que quando se fala em crimes ligados à pedofilia ou crimes de pedofilia, não se está referindo a quem gosta de crianças de maneira pura e desinteressada, mas ao contrário, se está referindo à pessoa que tem fantasias sexuais com crianças ou adolescentes. O significado não é literal. 
Na Psicologia a palavra “pedofilia” é usada para denominar umaparafilia caracterizada por predileção de adultos pela prática de ato sexual com crianças. 
Essa parafilia é também chamada pedosexualidade, e pelo Código Internacional de Doenças da Décima Conferência de Genebra é um transtorno mental (CID-10, F65.4), o que não significa que o acusado seja doente mental ou tenha o desenvolvimento mental incompleto ou retardado, uma vez que pode entender o caráterilícito do que faz e determinar-se de acordo com este entendimento.
Segundo Tatiana Hartz (Psicóloga e Bacharela em Direito, especializada no atendimento de vítimas de abuso sexual): “A Pedofilia é a parafilia mais freqüente e mais perturbadora do ponto de vista humano. É um transtorno de personalidade, conseqüentemente um transtorno mental que caracteriza-se pela preferência em realizar,ativamente ou na fantasia, práticas sexuais com crianças ou adolescentes. 
Pode ser homossexual, heterossexual ou bissexual, ocorrendo no interior da família e conhecidos ou entre estranhos. 
A pedofilia pode incluir apenas o brincar jogos sexuais com crianças (observar ou despir a criança ou despir-se na frente dela), a masturbação, aliciamento ou a relação sexual completa ou incompleta. 
Umacoisa importante que se deve ter presente é que embora a pedofilia seja uma patologia, o pedófilo tem consciência do que faz, sendo a prática do abuso sexual fonte de prazer e não de sofrimento. É pessoa que vive uma vida normal, exerce uma profissão como qualquer outra pessoa, não levanta suspeita, muitas vezes pode até ser famoso, “boa gente” e amigável. Em geral o pedófilo apresenta-se com...
tracking img