O desrespeito ao idoso no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESRESPEITO AO DIREITO DO IDOSO NO BRASIL
O caminho para valorização e cumprimento de normas e direitos dos idosos no Brasil, foi disposto na Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003 que instituiu oEstatuto do idoso, existindo, portanto há 09 anos. Porém, é uma lei pouco conhecida e pouco divulgada pelas autoridades competentes.
De acordo com o último censo realizado no país, 7,4% da populaçãosão idosos. Dentre os vários tipos de proteção e direitos que o estatuto oferece aos idosos merecem destaque os direitos relativos à segurança econômica, à condição de habitação e ao convívio familiar,bem como políticas públicas ligadas à área de saúde, cultura e educação dentre outras. Grande parte da população de idosos do país, já ouviu falar no estatuto do idoso, mas não leu.
A sociedade, afamília e o Estado, deixaram de encarar a velhice como questão relevante, ocupando-se dela, tão somente numa perspectiva fundada na ideia de filantropia.
A grande dificuldade encontrada, é que, apesardo idoso estar amparado em seus direitos nas formas da lei, na nossa cultura, de uma maneira geral, não se respeita nem se valoriza a pessoa do idoso da maneira como deveria ser, afinal, todo serhumano passa por essa fase da vida e isso é fato. A violência contra o idoso começa no seio da própria família, através de negligência, maus tratos, as vezes culminando em violência física. Grande partedas famílias brasileiras, enxergam nos seus idosos um fardo a carregar e algumas os abandonam a própria sorte, nas ruas ou em asilos de pouca confiabilidade.
É a partir deste contexto que devem sercoibidas e severamente punidas as discriminações em relação ao idoso buscando-se não somente práticas assistencialistas mas objetivando políticas públicas inclusivas.
A desvalorização ao idoso é umaforma de desrespeito cultural, é como se a sociedade estivesse ocultando uma parte da história onde são negadas a essa parcela importante da população até mesmo a informação sobre seus direitos...
tracking img