A qualidade de vida do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a situação atual do idoso, tanto na família que precisa entender suas necessidades se responsabilizando por uma melhor qualidade de vida, como na sociedade que deve valorizar estes indivíduos promovendo maneiras de participação para que possa inserí-lo no convívio com os outros. Justificando o desenvolvimento do tema a fim de promovera divulgação dos direitos legais e a responsabilidade do assistente social no amparo ao idoso. Através de uma pesquisa de cunho bibliográfico com respaldo no Estatuto do Idoso. Defendendo a hipótese de que a legalização dos direitos do idoso e as intervenções do assistente social podem criar condições benéficas à qualidade de vida do idoso.

Palavras chave: Idoso; Assistente social;legislação.





















INTRODUÇÃO




Devido ao aumento da expectativa de vida da população idosa no Brasil e no mundo, faz-se necessário uma atenção maior por parte da família, da sociedade e das autoridades, para que atenda as necessidades do idoso devido suas limitações, levando-o a ter maior participação na sociedade, humanizando o tratamento para que este tenha umamelhor qualidade de vida.
A família é em todas as etapas do desenvolvimento humano essencial para intermediar as relações entre o indivíduo e a sociedade, porque é necessário que ele seja um sujeito ativo e participativo nas várias faces da vida humana seja ela cultural, social, econômica, política, ambiental, familiar ou individual. Pois, quando o idoso não está ambientado no meio em que vive,pode desenvolver processos de solidão, depressão, incapacidade física, mental entre outros problemas que a idade acarreta.
Sendo assim, a questão de estudo que moveu este trabalho visa observar as mudança ocorridas atualmente que proporcionaram melhor qualidade na vida do idoso.














DESENVOLVIMENTO


1- Situação Atual da Relação do Idoso com a Família e aSociedade

Segundo o artigo do Jornal A Voz da Serra (21/09/2011), a população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil que já foi celebrado como o país dos jovens, tendo hoje por volta de 13,5 milhões de idosos, representando 8% de suapopulação. Em 20 anos, o País, , será o sexto no mundo com maior número de idosos.
Este dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade. Tudo isso devido ao avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida que são as principais razões dessa elevação de expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, há ainda muita desinformação sobre as particularidadesdo envelhecimento e o que é pior, muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade.
São muitos os idosos no Brasil, que enfrentam problemas no seu dia a dia, como desvalorização de aposentadorias e pensões, abandono da família, falta de projetos e de atividades de lazer, assim como muitas outras atividades.
Devido esse aumento, muda o perfil da população no terceiromilênio da História e, com isso, mudam também as faces da vida humana: cultural, social, econômica, política ambiental, familiar, individual, etc. Sendo assim, é chegada a hora de nos confrontarmos com o envelhecimento, portanto também a hora de uma profunda reflexão sobre o modo como a humanidade vem tratando o idoso.
A família é em todas as fases do desenvolvimento humano de extrema importância nasintermediações das relações entre o indivíduo e a sociedade, principalmente no caso do idoso, onde na maioria das vezes, a instituição familiar não tem condições para atender essa nova condição do familiar, e com isso, faz com que o mesmo perca a condição de comando a que estava habituado. Ocorrendo as inversões de papeis entre pais e filhos.
Baseado na maneira de como ocorre essa atenção...
tracking img