Idosos uma forma de descaso contra idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso I

 
 
 
 
DESCASO, UMA FORMA DE VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS
 
 
 
ARQUEU
Integrantes:
LILIAN TERESINHA ROSA REIS
ALLAN RODRIGO COELHO
ROSEMEIRE MACHADO
MARIA HELENA GONÇALVES
Professores Avaliadores:
Nota: 0,00

Cidade: Itajaí
Data: 05/2011MDS (2010) ...Um país que protege socialmente os mais velhos está cuidando das suas crianças, dos seus jovens e adultos, para que também envelheçam com dignidade.

RESUMO

Neste, inúmeras são as formas de descaso com idosos no dia-a-dia, embora existam leis que os protejam nas mais variadas áreas e que estão aí para serem cumpridas. A população precisa respeitar e estar consciente das suasdificuldades. Discorreremos sobre o que alguns autores falam a respeito do tema, como Minayo, e reforçaremos a ideia de que mudar a realidade só depende de nós. Vamos exemplificar as dificuldades por que passam os idosos no Brasil, como o que ocorre em muitos hospitais públicos, onde idosos esperam horas para serem atendidos e muitas vezes as consultas são encerradas em minutos devido ao grandenúmero de pacientes esperando atendimento ou o descaso de muitos motoristas de ônibus urbano, pois a própria cidade não se adequa a fragilidade da idade. Também, citaremos a legislação específica.

PALAVRAS-CHAVE: Descaso contra Idoso. Descaso cotidiano. Descaso Legislação.

INTRODUÇÃO

O GRUPO ARQUEU acredita que para mudar o futuro do Brasil, é preciso conhecer e valorizar o passado, é umalição de esperança, cidadania e respeito à vida humana. O povo brasileiro ainda não sabe conviver com o envelhecimento e isso é preocupante, uma vez que o número de idosos está crescendo cada vez mais em relação aos jovens. É preciso garantir aos idosos a dignidade em um mundo com mais justiça e consciência social. Infelizmente o país não tem conseguido dar uma velhice tranquila a seus cidadãos, boaparte dos idosos sofre muitos e profundos problemas sociais... o brasil não se preparou na saúde, nos transportes públicos e nem na infraestrutura... Existem leis que os amparam em todos os setores, mas que não são cumpridas. Segundo o Estatuto do Idoso, o descaso à figura do idoso é crime e por lei está sujeito à punição. Negligenciar, tratar com desprezo, ignorância, como ameaçar punir ouabandonar, puxões, empurrões, beliscões, obrigar a tomar calmantes, agredir verbal e fisicamente, apropriar-se de rendimentos, pensão e propriedades sem autorização; recusar alimentação e assistência médica, impedir o idoso de sair de casa ou mantê-lo em local escuro e sem higiene é considerado um crime moral e social,...  

A idade média da população brasileira aumentou em especial na região sudeste,mas a assistência ao idoso não acompanhou o crescimento. De acordo com a Fundação SEAD o envelhecimento da população cresceu 117% nas duas últimas décadas.

Segundo Norbert Elias (2002, p. 8) “A fragilidade dos velhos é muitas vezes suficiente para se separar os que envelhecem dos vivos. Sua decadência os isola. Podem tornar-se menos sociáveis e seus sentimentos menos calorosos,sem que se extinga sua necessidade dos outros. Isso é o mais difícil: o isolamento tácito dos velhos, o gradual esfriamento de suas relações com as pessoas a quem eram afeiçoadas, a separação em relação aos seres humanos em geral, tudo o que lhes dava sentido e segurança.”

Essa nova realidade mundial enseja mudanças nas prioridades das políticas públicas e na relação entre Estado e sociedade,assegurando que a ampliação da longevidade seja acompanhada de maior qualidade de vida. No Brasil, ao lado de avanços na proteção dos direitos do idoso, registrados em duas décadas de reconstrução democrática, seguem ocorrendo violações cotidianas que vão das atitudes de discriminação ou descaso até gravíssimos episódios de cárcere privado, seqüestro do cartão de acesso a benefícios sociais,...
tracking img