Violencia contra o idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema/Título

Idoso
Violência contra o idoso.

1.2 Problema/Problematização

Segundo o IBGE, o número de idosos no Brasil, passou de 14,8 milhões em 1999 para 21,7 milhões em 2009, o que equivale a mais de 11% da população. Mas pelo menos 5% desse percentual sofrem maus-tratos a forma preconceituosa como são tratados pelasociedade em geral, as baixas aposentadorias, os desrespeitos que sofrem nos transportes públicos e a falta dos leitos hospitalares para idosos. (IBGE,2011)
Na Europa pelo menos 4 milhões de idosos sofrem abusos físicos a cada ano, e cerca de 2,500 são mortos por um membro da família, segundo um relatório publicado dia 16 de junho de 2011 pela Organização Mundial da Saúde(OMS,2011).
Por que tantos idosos são vítimas de violências?

1.4 Objetivos

1.4.1 Geral

Analisar a problemática da violência contra os idosos.

1.4.2 Específicos

* Compreender o que é ser idoso.
* Identificar os tipos de violências contra o idoso.
* Contribuir para um novo conceito sobre os idosos.
* Conscientizar sobre os direitos dosidosos.
1.5 Justificativa
Escolhemos esse tema, pois nos dá condições de conhecermos melhor sobre os idosos.
Nós investigaremos, principalmente os abusos, que os idosos passam, tais como: violências, descasos ,maus tratos , ocasionando muitas vezes em morte.
Os idosos são vítimas de humilhações como bofetadas, murros, queimaduras ecortes. São trancados em seus quartos durante horas ou até dias, afirma o relatório divulgado durante a 3ª conferência européia de prevenção de maus tratos e promoção da segurança realizada em Budapeste.
Segundo esse estudo – que analisou a situação dos idosos em 53 países europeus. Além de 4 milhões são submetidos a agressões psicológicas como insultos ou ameaças e 6milhões são vítimas de roubos de dinheiro e fraudes.Além disso cerca de 1 milhão de idosos sofrem abusos sexuais em forma de assédio, estupros, ou exposição a pornografia. Aqueles que tem Alzheimer, demência ou alguma incapacidade possui mais probabilidade de serem vítimas de algum tipo de abuso, da mesma forma que os idosos de classe menos favorecida da população.

1 REFERENCIAL TEORICOO idoso é uma pessoa considerada de terceira idade, ou seja a partir, dos 60 anos, que merece respeito e uma vida digna.( ECA ,2003).
É exatamente nesse momento que eles precisam mais da sociedade, pois estão mais suscetíveis a violência, maus tratos e descasos.

2.2 Violência

A violência é um ato de invasão a autonomia, integridade física oupsicológica, se manifesta por meio do abuso, força, tirania e opressão (Orson Camargo,2011).
Diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como, a urbanização acelerada, que traz um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e assim contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades. Colaboram também para o aumento da violência, as fortesaspirações de consumo, em partes frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
A violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, política, psicológica, física, verbal, dentre outras.

2.3 Violência contra o idoso

De acordo com, O estatuto doidoso Art. 4º,(2003,p 10),

Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão e todo atentado aos seus direitos por ação ou omissão, será punido na lei.

Portanto, conforme citado acima, todo idoso tem direito de ter uma vida digna, com liberdade de expressão, e acima de tudo com respeito, mas infelizmente...
tracking img