Violencia contra o idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência intrafamiliar contra o idoso

Acácia Gardênia Lelis¹
Marta Regina Soares Dantas²
Michelle Santos Martucelli Britto³



Resumo
Este artigo tem o objetivo de estudar as questões da violência intrafamiliar contra o idoso, agressões, omissões que prejudicam o bem - estar à integridade física, psicológica e a liberdade e ao direito do pleno desenvolvimento da sua cidadania. Aviolência física é a mais comum, mais também existem outros tipos de violência cometida contra o idoso são elas: psicológica, financeira e sexual. Para vários estudiosos a violência intrafamiliar ou domestica é uma realidade percebida como um grande problema social, pois a vítima tem medo de confessar os maus tratos por questão emocional uma vez que seus agressores são seus próprios familiares oucuidadores o que impossibilita o trabalho do Poder Público para defendê-los.

Palavras Chaves: Idoso, família, violência intrafamiliar.



Mestranda pela Pontifica Universidade Católica do Paraná PUC/PR, advogada, professora do Curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes – Se, graduada pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Direito Processual pela Universidade Federal deSergipe. E-mail: aglelis@infonet.com.br
² Graduanda em Serviço Social, pela Universidade Tiradentes.
³ Graduanda em Serviço Social, pela Universidade Tiradentes.

Introdução
Para Carvalho e Rodrigues 2010, a violência contra o idoso é um problema social, e que se afronta nos dias atuais, em diferentes níveis cultural e local. Algumas características da violência são mais facilmente notadasque outras, vários aspectos dessa violência estão nas relações sociais, sendo estas a dependência financeira e a simples convivência familiar, colocando assim o idoso em uma situação de maior vulnerabilidade.
O medo e o silencio para muitos é única saída, poucos tem a coragem de denunciar os agressores o que torna mais difícil pelas represálias que sofrem principalmente dos seus familiares,dificultando assim o encaminhamento dos profissionais da área da saúde, justiça e segurança (CARVALHO E RODRIGUES, 2010).
A violência ao idoso torna-se mais inquietante, se compreendermos que o célere crescimento da população de idosos apesar de ser considerado fator positivo para a história do desenvolvimento da humanidade, não ocorre em concordância com a criação de medidas que visem a garantir aqualidade de vida desses indivíduos. Ao contrário do que se imaginava, este crescimento apontou problemas de ordem social, política e econômica, fomentando a criação e o desenvolvimento da violência (SANTOS, 2007).

1 – Envelhecimento um fator natural
O envelhecimento é uma extensão dos processos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento, começando com o nascimento e terminando com a morte. Oenvelhecimento se progride com o passar do tempo, mas são poucas as pessoas que realmente morrem por conta da idade. A maioria das pessoas morre por fatores causados pelo estresse físico ou ambientais (SPIDURSO, 2005).
Enquanto jovens nosso organismo possuem a capacidade fisiológica de reservas e redundâncias do sistema possibilitando assim adaptações a desafios físicos. Com o envelhecimentotudo isso muda nosso organismo acaba perdendo essa capacidade de adaptação rápida e eficiente do que está a nossa volta, o que os tornam vulneráveis perante a sociedade (COSTA, 2007).
Segundo Costa, 2007 o crescimento da população idosa ganhou destaque nas primeiras décadas do século xx. Nos Estados Unidos a quantidade de pessoas idosas havia dobrado entre os anos 1900 e 1930, e nas duas décadasseguintes esse crescimento foi em dobro. Devido a esse crescimento, estudiosos do mundo passaram a interessar-se pelo assunto e a realizar pesquisas voltadas para o envelhecimento.
O fenômeno do envelhecimento no Brasil iniciou-se na década de 1960 e se expandiu rapidamente, ao contrário da Europa, onde o crescimento da população idosa ocorreu de forma gradual, permitindo assim um planejamento de...
tracking img