Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FE- FACULDADE EVANGÉLICA DE BRASILIA

JADSON CUNHA DE ABREU

A Violência Contra o Idoso

Turno: Noturno
Disciplina: Metodologia Científica
Professor: Rafael Moreira Lima
Curso: Administração

Brasília/DF
2012
Jadson Cunha de Abreu

A Violência Contra o Idoso

Trabalho de Metodologia Científica para obtenção do título de graduação emAdministração apresentado à Faculdade Evangélica de Brasília - FE.

Professor: Rafael Moreira

Brasília/DF
2012
RESUMO

A violência sofrida pelos idosos vem sendo um tema muito abordado pelos estudiosos sobre o comportamento humano. Nós assistimos nos jornais e em outros meios de comunicação diversos casos de agressões a idosos, isso nos revolta, é um ato de covardia agredir uma pessoa indefesa e quetenha limitações que a idade avançada transmite.
A violência não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a ele. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas. No entanto os familiares devematentar a qualquer sinal de agressão e não ficar calado pra essa realidade que é cada vez mais constante.

INTRODUÇÃO

Sabe-se que nos próximos anos a população brasileira será uma população idosa. Em conseqüência desse envelhecimento populacional, o idoso tornar-se alvo da violência. A agressão a população acima de 60 anos vem de diversas formas, a falta de carinho, atenção, pressão psicológica,descaso e a agressão física propriamente dita. O número de idosos que sofrem algum tipo abuso é tão grande que esse caso já se tornou um problema de saúde pública. Vale ressaltar que muitas vezes as agressões podem resultar em morte.
Os conceitos de violência familiar e violência doméstica são bem próximos. A violência familiar implica na existência de laços de parentesco entre a vítima e oagressor, ocorre, portanto, ligada ao laço familiar, dentro ou fora do domicílio da vítima. Já a violência doméstica implica em proximidade do agressor para com sua vítima, não exatamente ligada a laços de parentesco, podendo, portanto, ser exercida por pessoas que compartilhem o espaço doméstico do idoso, como empregados, agregados ou visitantes.
A sociedade tem que parar de associar a terceira idadecomo se fosse a etapa da morte, pois do ponto de vista biológico o homem já nasce morrendo. “O envelhecimento não e a velhice, como uma viagem não se reduz a uma etapa. O envelhecimento é um processo irreversível, que se inscreve no tempo começa com o nascimento e acaba com a destruição do individuo (MESSY,1994, p,9)”.

DESENVOLVIMENTO

A questão da negligência contra os idosos não é um fenômenonovo. No entanto, apenas nas últimas duas décadas é que essa questão começou a despertar o interesse da comunidade científica.
Atualmente, o envelhecimento tornou-se um dos maiores desafios para a saúde pública.
No Brasil os maus-tratos têm um índice muito alto, muitos são tratados de forma preconceituosa pela sociedade em geral, os desrespeitos que sofrem no transporte público e a falta deleitos hospitalares para idosos.
Os idosos são pessoas que geralmente têm uma maior fragilidade, precisam de cuidados e, principalmente, de paciência. Mas, infelizmente, o que vemos são cada vez mais casos de violência, e essas agressões são físicas, psicológicas, de abandono e exploração financeira ou discriminação e falta de prioridade em lugares definidos pela lei.
Muitas pessoas usam adjetivospejorativos como “caduco, ranzinza, inválido, esclerosado, improdutivo” como se isso fosse algo comum ao idoso, que é vítima de abusos que podem consumar-se desde um simples xingamento, há uma simples recusa de entrega de um assento reservado pra ele.
Na sociedade em que vivemos o homem só tem valor enquanto este pode vender sua força de trabalho, e quando envelhecer será substituído, descartado...
tracking img