Trabalho Concluido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL


LEILA ROCHA SILVA






ENVELHECIMENTO HUMANO E A VIOLENCIA INTRAFAMILIAR CONTRA O IDOSO: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL









ITAMARAJU
2014

LEILA ROCHA SILVA









ENVELHECIMENTO HUMANO E A VIOLENCIA INTRAFAMILIAR CONTRA O IDOSO: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL





Trabalho apresentado ao Curso ( SERVIÇO SOCIAL – 7º semestre) daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: ;Estatistica e Indicadores Sociais. Processo e ssoc. Comunicação na Pratica do assistente social. Profº: Amanda Boza, Clarice Kernkamp e rodrigo Zambon












ITAMARAJU
2014
SUMÁRIO
1.0 - INTRODUÇÃO 3
2.0 - Delimitações e formulação do problema 3
3.0 Formulação dos objetivos geral e específicos 3
3.1 – Objetivo Geral 3
3.2 – ObjetivoEspecífico 3
4.0 – JUSTIFICATIVA 4
5.0 - METODOLOGIA 4
6.0 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
7.0 CRONOGRAMA 7
8.0 ORÇAMENTO 8
9.0 RESULTADO ESPERADO 8
10.0 REFERÊNCIAS 8


1.0 - INTRODUÇÃO

Este projeto procura pesquisar acerca do tema genérico, violência contra o idoso, que se torna cada vez mais evidente em nossa sociedade contemporânea, influenciada pelas recentes e aceleradas inversões de valores, orápido aumento da população idosa entre outros fatores familiares e sociais. Neste contexto, é latente a necessidade de um estudo e uma intervenção mais direta e profunda por parte das várias ciências humanas e sociais na procura de soluções e ações práticas para a resolução deste problema que aflige cada vez mais a nossa sociedade brasileira.
Com este pensamento pretendemos pesquisar e abordar otema especifico “Envelhecimento humano e a violência intrafamiliar contra o idoso: o dever do assistente social”.

2.0 - Delimitações e formulação do problema

O problema a ser estudado é a violência contra a população idosa no âmbito intrafamiliar, com o objetivo de intender e tentar apontar possíveis soluções dentro do contexto que se enquadra o profissional do serviço social.

3.0Formulação dos objetivos geral e específicos
3.1 – Objetivo Geral

Como o objetivo central temos a violência contra o idoso, que atinge as pessoas da terceira idade, devido sua fragilidade gerada pelo envelhecimento natural biológico e a opressão exercida pela nossa sociedade moderna em relação ao ser envelhecido.

3.2 – Objetivo Específico

Nosso objeto de estudo tem como ponto chave entender osmotivos da fragilidade do idoso, as causas que levam a violência contra os mesmos e suas várias formas, tentando mostrar a importância do assistente social no auxilio, solução e educação desse problema cada vez mais evidente.
4.0 – JUSTIFICATIVA

Temos como intenção ao elaborar esse projeto, para posterior construção do trabalho de conclusão de curso (TCC), a conscientização da população sobre osdescasos que vem acontecendo com os idosos e mais profundamente levar a uma reflexão cientifica sobre os motivos que levam a esse tipo de violência, que se fragmenta em vários tipos como por exemplo físicas, psicológicas, sociais e culturais contra essa faixa etária.
Esse trabalho vem tentar apresentar de maneira cientifica as várias formas de fragilidade e vulnerabilidade gerada pelo envelhecimentohumano que se apresenta de múltiplas maneiras, biológica, psicológica e sociologicamente, acentuando assim a complexidade do tema.
A parti dessa pesquisa e análise cientifica do tema pretendemos ao mesmo tempo alertar e conscientizar sobre esse assunto, levando em consideração a atuação dos profissionais do serviço social, com a intenção de uma possível contribuição no que se refere a atuação epráticas sustentáveis desses profissionais, na melhoria do convívio familiar com intuito de minimizar os maus tratos contra esta classe tão vulnerável e desvalorizada no contexto atual.

5.0 - METODOLOGIA

Segundo Moraes (EN. Princípios básicos de geriatria e gerontologia. Belo Horizonte: Coopmed; 2009) citado por Edgar Nunes de Moraes, Flávia Lanna de Moraes, Simone de Paula Pessoa Lima...
tracking img