Pcarte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Agrupamento de Escolas de Perafita

Clube PCArte

Caracterização da turma 6.ºF (PCA)
A turma de Percurso Curricular Alternativo do 2.º CEB era constituída por dez alunos do sexo masculino, entre os 11 e 14 anos de idade. Dois destes alunos pertencem a uma família que, embora estruturada, é desadaptada e disfuncional. Estes alunos estiveram institucionalizados e estão sob uma medida dePromoção e Protecção. Quatro alunos pertencem a famílias desestruturadas e um é actualmente acompanhado na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ). Há um aluno que apresenta antecedentes familiares disfuncionais, tendo o agregado familiar sido alvo de intervenção jurídica. Este aluno tem acompanhamento psiquiátrico e faz medicação diária. Há outro aluno cuja família foi alvo de intervençãopelo Espaço Cidadão por ter sido detectada negligência familiar. Este caso também está a ser acompanhado pela CPCJ. Este grupo de alunos é caracterizado pelo seu fraco desempenho escolar, já todos tiveram retenções, assim como pela sua falta de interesse, desmotivação, falta de responsabilidade, falta de assiduidade, absentismo e falta de empenho face à escola. Não revelam expectativas em relaçãoao seu futuro. São oriundos de famílias com baixa escolaridade e com fracos rendimentos económicos. Devido a estas características, a escola criou este Percurso Curricular Alternativo de modo que estes alunos pudessem concluir o 2.º CEB, conforme prevê o Plano de Acção n.º 1 – Diversificar para Qualificar – Ofertas Educativas, do Projecto Educativo TEIP 2009-2011 deste agrupamento.

No iníciodo ano lectivo 2010/2011, o Conselho de Turma analisou os resultados do ano anterior e constatou, logo nas primeiras aulas, que os alunos estavam ao nível do 1.º CEB. Pois, os alunos não apresentavam pré-requisitos, tinham grandes dificuldades a nível de leitura e escrita assim como de cálculo mental. Não tinham poder de concentração, não revelavam interesse em aprender e não sabiam estar numasala de aula, não queriam fazer nem as actividades mais práticas. Para além disso, cada um dos elementos desta turma tinha uma especificidade muito própria, não havendo grandes afinidades entre todos. Havia conflitos e provocações constantes, tendo algumas terminado em insultos e agressões. Perante este diagnóstico e uma adaptação complicada disponibilizei-me a promover um clube intitulado PCArtepara tentar colmatar algumas destas lacunas.

1

PCArte – “Escola de vidas – Uma intervenção participada” Finalidade
 “a melhor forma de prever o futuro é construí-lo” Peter Druke

Desenvolver um trabalho de adaptação psicossocial e de intervenção educativa.

Objectivos Gerais
   Promover sucesso escolar; Combater a indisciplina, o absentismo e o abandono escolar; Proporcionar umaeducação para a cidadania.

Objectivos Específicos
        Combater a indisciplina, disciplinando atitudes; Reduzir o Absentismo e o Abandono escolar; Desenvolver competências de saber ser/estar e do espírito de cooperação; Incentivar a sociabilidade e o reforço dos laços de camaradagem; Promover o aumento da auto-estima e autoconfiança, através do contacto com o público; Contribuirpara a promoção da qualidade educativa e o sucesso escolar; Valorizar e desenvolver competências-chave para o empreendedorismo; Desenvolver competências de saber fazer, aplicando a psicomotricidade e a criatividade.

Local Sala EVT1 Horário Quintas-feiras das catorze horas e quinze minutos às quinze horas Responsável Professora Vera Correia Público-alvo Alunos do PCA

2

Actividade
 Criaçãode produtos, cachecóis, para uma venda de Natal direccionada à comunidade escolar.

Desenvolvimento da actividade
Os alunos foram convidados a aparecer no local e horário do clube PCArte. Apresentei-lhes o projecto, mostrei-lhes cachecóis feitos com os dedos, expliquei-lhes com a ajuda de um vídeo como eram feitos. Na semana seguinte, compareceram de livre e espontânea vontade, já que é...
tracking img