O desenvolvimento infantil e as terias de aquisição da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento infantil e as terias de aquisição da linguagem

Segundo o texto, um dos primeiros estudos da aquisição da linguagem pela criança foi realizado por Skinner, em 1957,fiel às idéiasde Watson. Em sua perspectiva a linguagem é reduzida a um conjunto de respostas verbais associadas a situações, de acordo com um esquema estímulo-resposta, característico do reflexo condicionado.Nesse sentido a criança aprende a linguagem por imitação e reforço. A aquisição da linguagem é um processo gradual de estocagem de reforços, onde o adulto é o provedor do modelo de palavras e frases. Maseste modelo foi bastante criticado, especialmente por Chomsky, que o achava incompleto e acreditava que a aprendizagem da linguagem é também motivada por necessidades internas da própria criança.
Apartir dos anos 60, tem início uma nova abordagem, o inatismo. Para os inatistas a linguagem é entendida como sintaxe, considerada como um conjunto de regras que a criança vai deduzir ou descobrir,independentemente de todo o uso da língua. Segundo eles a criança é equipada geneticamente de um dispositivo de aquisição da linguagem, que lhe dá acesso às categorias gramaticais e às estruturasgramaticais de base, ou seja, a criança recebe o input da linguagem do adulto e analisa-o.
Nas décadas de 70 e 80 inicia-se um outro momento na história das pesquisas sobre aquisição da linguagem,concentradas na Psicolingüística, e cuja característica principal é considerar que o indivíduo interage ativamente com o ambiente, e que este último é a fonte de suas transformações qualitativas. Uma dasvertentes do chamado interacionismo apóia-se na teoria piagetiana em que as estruturas da linguagem da criança não são inatas nem adquiridas, mas resultam da interação entre certo nível de desenvolvimentocognitivo e um determinado ambiente lingüístico e social.
Um outro grupo de pesquisas de inspiração piagetiana foi desenvolvido por Bates e colaboradoras no princípio da década de 80. Essas...
tracking img