Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A aquisição da escrita na Educação Infantil

Acadêmicas: FERREIRA, Devanilda dos Reis
SILVA, Elisangêla Oliveira Carvalho
FERREIRA, Luciana Lopes

Orientadora:COIMBRA, Dayane Freitas Lourdes
Rodrigues

Especialista Profª: Rinalda Bezerra Carlos


Resumo


Desenvolvemos este estudo buscando compreender como a criança constrói a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil, e sua importância para o desenvolvimento da criança no ensino-aprendizagem da escritaformal. Partimos da problemática: será que os educadores ensinam a linguagem escrita? No entanto, nosso objetivo é averiguamos os conceitos de duas “educadoras” que atuam em um centro de educação infantil do Município de Pontes e Lacerda / MT. A presente pesquisa objetiva uma reflexão sobre os conceitos de como ensinar a linguagem escrita, pautadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky, EmiliaFerreiro e Teberosky, que discute os conceitos de como a criança aprende a escrita independente do ensino. Considerando o sujeito que aprende e não como se ensina a linguagem escrita. Discutindo a construção de um conhecimento que é realizado pelo educando, como essencial para a aprendizagem da escrita. Faz-se necessário refletir o processo dos níveis estruturais da linguagem escrita por Ferreiroe Teberosky. Buscando um processo mediador que favoreçam a reconstrução e re-significação na aprendizagem escrita. Diante da análise dos dados obtidos, consideramos que: atualmente os educadores buscam a desconstrução de conceitos ultrapassados e estigmatizante, de que a criança é um ser passivo que absorve o que lhe é ensinado. Concepção esta, que vem se perpetuando ao longo dos séculos nocotidiano das instituições educacionais. E ainda está longe de a escola cumprir seu papel de “libertar o sujeito da alienação”, pois, o educador muitas vezes é barrado em sua ação, diante das burocracias que favorece o reducionismo do reconhecimento da capacidade do cidadão. Tendo em vista que o próprio sistema de gestão política favorece a perpetuação do reducionismo, contrapondo-se aos direitos docidadão.





PALAVRAS CHAVE: Ensino, Escrita, Educação Infantil.




INTRODUÇÃO


A presente pesquisa discutiu o tema: Aquisição da linguagem escrita. Entendemos que esse tema é importante para que possamos ampliar nossos conhecimentos sobre a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil e como está sendo trabalhada, de que forma esta sendo avaliados.
Diante doexposto, desenvolvemos esta pesquisa objetivando averiguar os conceitos de educadores que atuam na Educação Infantil, da cidade de Pontes e Lacerda / MT. A presente pesquisa discutiu enquanto teoria os conceitos relacionados à aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil, fazendo uma reflexão sobre como se ensina e como a criança aprende escrever.
A metodologia aplicada neste trabalho foipesquisa de campo, contendo quatro questões, tendo como recurso a entrevista, a observação e para a redação da pesquisa nos embasamos em teórico voltado para a aquisição da linguagem escrita.
Para tanto, a pesquisa está organizada da seguinte forma: Pesquisa de campo, que foi desenvolvida em três momentos: 1° - realizaremos a pesquisa através de questionários entregue aos professores doCentro Educacional Maria Antonia Galvão Neto, em que levantaremos os dados da pesquisa; 2° - descrição das teorias básicas que ampara e conceitua o tema estudado; 3° - analisaremos as respostas dos professores e as relacionaremos com as teorias que discutem como a criança aprende escrever.
Nossa intenção é uma reflexão-ação-reflexão, tomando para nós os resultados como um alerta, uma ponte...
tracking img