O crack na sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Resumo................................................... 4
Introdução............................................... 5
Desenvolvimento......................................... 6,7,8
Conclusão....................................................... 9
Referências....................................................... 10

RESUMO

Este trabalho traz uma discussão em relação ao usode drogas


O uso do crack: um problema social restrito às metrópoles?

Atualmente uma das maiores preocupações do país é com a questão das drogas, que se torna cada vez mais alarmante na sociedade. O uso contínuo de drogas pode queimar etapas da vida de um jovem, fazendo com que ele envelheça num único lugar em que não é permitido envelhecer no território da emoção.Infelizmente a dependência de drogas tem gerado velhos em corpos de jovens.
O crack é uma droga tão devastadora que pode viciar logo na primeira vez, a saúde fica tão debilitada e a vida se transforma em momentos intermináveis de dor e sofrimento. São comuns as mortes causadas diretamente pelo uso do crack, como também os assassinatos nos acertos de conta entre traficantes e usuários, além dos inúmeroscasos de violência doméstica em que não faltam histórias de horror protagonizadas por filhos batendo em suas mães e mães acorrentando seus filhos na tentativa desesperada de livrá-los do vício.
Além da articulação intergovernamental é fundamental fortalecer a coordenação dos vários setores que devem atuar na Cracolândia, no mínimo, pouco planejada e integrada o que está em questão são os objetivosde longo prazo da mega operação outro pode ser o norte de uma ação sistêmica e de longo prazo: ter como objetivo garantir tanto a mobilidade da população como a assistência médica e social aos usuários. O maior desafio para atingir essa meta é criar centros permanentes, com um número maior de vagas, que sirvam para internação e ação contínua para os drogados, que São Paulo e o País não têm.Diante do exposto evidencia-se que o crack vem sendo um dos maiores problemas de saúde publica do país e principal causa da violência nos centros urbanos, este fenômeno está relacionado às diferentes expressões da questão social sendo esse resultado de uma sociedade desigual fundada num sistema capitalista.
Considerando ser a drogadição uma expressão da questão social bem como uma problemática quepode ser decorrente de outras expressões da questão social vivenciadas por estes adolescentes e suas famílias sendo estas expressões decorrentes das relações sociais estabelecidas na sociedade capitalista por ser este problema social uma demanda do serviço social. Considerando ser a questão social objeto de trabalho do serviço social, os profissionais Assistentes Sociais podem estar contribuindo nãosó no atendimento e acompanhamento de adolescentes em situação de dogradição, bem como de suas famílias.
A drogadição do adolescente gera uma crise, que é vivida e revelada como verdadeiro caos familiar, nesta fase confusa, desorganizada e sofrida, de uma forma igualmente imprevisível surge soluções originais que permitem uma nova reorganização do sistema familiar. A drogadição esta relacionadacom fatores sociais, econômicos e culturais, sendo assim precisa romper com diversos paradigmas para que se possam resgatar os adolescentes drogaditos e realizar trabalhos preventivos com o intuito de amenizar o circulo de violência e criminalidade.
Historicamente a relação entre urbanização e população ocorreu na década de 1930 com as migrações internas no Brasil começaram a desempenhar um papelde destaque na recomposição da população, acompanhando a evolução das atividades produtivas - basicamente agrícolas. Durante o período de 1960 a 1980, o país presenciou a maior migração das pessoas das áreas rurais para as urbanas, os principais motivos dessa migração em massa foram a expansão da fronteira agrícola, o modelo de urbanização que incentivava o crescimento das cidades criando...
tracking img