O controle interno nas pequenas e medias empresas

O CONTROLE INTERNO NAS PEQUENAS MÉDIAS EMPRESAS DE BARREIRAS – BA

BARREIRAS
2012

CAMILA NEVES BARRETO
CELMA MARQUES DA CRUZ
DARCIEVANE ALVESDIAS
NEIARA SOUZA DO PRADO
SILVIERE SANTOS DA SILVA

O CONTROLE INTERNO NAS PEQUENAS MÉDIAS EMPRESAS DE BARREIRAS - BA

BARREIRAS
2012
1.INTRODUÇÃO
Atualmente as pequenas e médias empresas estão percebendo a relevância do controle interno como ferramenta de gestão, pois o mesmo se mostra bastante eficiente ao evitar a ocorrência deerros e procedimentos ilegais ou fraudulentos que poderiam ocorrer nas empresas.
Conforme comenta Longenecker (1997), especificar qualquer padrão de tamanho para definir pequenas empresas é algonecessariamente arbitrário porque as pessoas adotam padrões diferentes. Os legisladores, por exemplo, podem excluir as pequenas empresas de certas regulamentações e especificar 10 empregados por limite. Alémdisso uma empresa pode ser descrita como “pequena” quando comparada com empresas maiores, mas “grande” quando comparada com menores.

2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
Demonstrar a relevânciado controle interno dentro das pequenas e médias empresas da cidade de Barreiras, destacado as vantagens e desvantagens das mesmas.
O trabalho procura esboçar a descrição das etapas de implantação dosistema de controle interno das pequenas e médias empresas, proporcionando melhor entendimento. Procura também trazer uma visão a qual demonstra que essas empresas podem implantar estes sistemas osquais passam a atender suas necessidades, que não ultrapassem seus limites financeiros ao obedecer sempre à relação de custo beneficio para este sistema.

3.2 Objetivos Específicos
*Enfatizar a importância do controle interno nas pequenas e médias empresas de Barreiras-BA;
* Dar conhecimento dos mecanismos necessários que auxiliam no controle;
* Demonstrar a aplicabilidade do...