Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Emulsões

O Brasil, como a maioria dos demais países, vem apresentando aumento da longevidade de sua população. Segundo as projeções estatísticas da Organização Mundial da Saúde, o Brasil terá, em2025, 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e será o sexto país do mundo com a maior população idosa em números absolutos. Dado relevante refere-se à distinção da população idosa formadapredominantemente pelo sexo feminino, conforme dados do IBGE sobre a pirâmide etária do Brasil.
Entre os diferentes cosméticos existentes, as emulsões são amplamente usadas para a hidratação da pele seca(xerose senil). Essas podem atenuar as modificações decorrentes do envelhecimento cutâneo e, dessa forma, melhorar a auto-imagem e a qualidade de vida da população idosa.
As emulsões são obtidas peladispersão de duas fases imiscíveis ou praticamente imiscíveis. De acordo com a hidrofilia ou lipofilia da fase dispersante, estes sistemas classificam-se em óleo em água (O/A) ou água em óleo (A/O). Osprincipais elementos são os que compõem a fase aquosa, fase oleosa e emulsificantes, podendo ainda ser incorporados compostos com finalidades específicas. Do ponto de vista médico/cosmético o produtonão deverá irritante, não se degradar, compatível com princípios ativos e aditivos especiais; portanto, em síntese, o produto deverá ter estabilidade, que é a capacidade que o produto tem, em umdeterminado período de tempo, do início ao final de sua vida útil, e numa embalagem determinada, de manter as mesmas propriedades e características que tinha no momento em que finalizou a sua fabricação.cremes são muito utilizados como bases para incorporação dos mais diversos fármacos e com as mais variadas aplicabilidades. As bases de cremes e loções cremosas maisindicadassão asbases auto-emulsionantes. Entre estas bases, uma aniônica, muito usada e muito antiga, o creme Lanette, preparado com a mundialmente conhecida cera Lanette Nâ (álcool cetoestearílico e cetil estearil sulfato de...
tracking img