Santos dumont

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar uma breve parte da vida e dos feitos de Alberto Santos Dumont, identificando todos os traços de criação da infância, o nascimento do sonho de voar, as criações dos balões, planadores e o vôo por volta da Torre da cidade Luz, suas glorias e a triste visão da realização de seu grande sonho se tornar em um pesadelo.
Durante a produção destetrabalho surgiu à pergunta sobre o tema: de qual a importância em manter-se viva a lembrança da trajetória de Alberto Santos Dumont e suas inversões?
Para isto o desenvolvimento foi baseado mediante pesquisa de revisão bibliográfica sobre a vida de Alberto Santo Dumont e seus feitos. Portanto, a pesquisa basicamente é constituída em pesquisa bibliográfica pretendendo mostrar cada etapa da vida do“Pai da aviação”, um assunto vivo e muito importante para a história do país, sempre lembrado por todos os tipos de mídias como um dos acontecimentos mais memoráveis já realizados pelo homem ao decorrer de todos os séculos.
A aviação hoje esta presente facilmente em nosso cotidiano, diretamente ou indiretamente, na maioria das vezes sem mesmo perceber-se a presença do meio de transporte mais seguroexistente na atualidade.
Aerodinâmica (2010) qualquer abordagem que se faça sobre seguro da aviação tem que considerar a segurança de vôo. Estatísticas, formas de prevenção e causas de acidentes, dentre outros parâmetros, são assuntos que merecem ser tratados com o mesmo nível tecnológico que caracteriza a atividade aérea. Mediante estatísticas internacionais, o avião é o meio de transporte maisseguro do mundo, o que se Alberto Santos Dumont estivesse vivo hoje em dia, traria um grande orgulho saber destes números, apresentando apenas um óbito por cada milhão de passageiros embarcados. Número este bem abaixo dos demais meios de transporte utilizados pela humanidade.
Em uma visão geral, a aviação é uma via comercial que tem como objetivo diminuir as distancia, gerando novasoportunidades da forma a gerar grandes negócios, projetos e convívio.
Santos Dumont não foi apenas um filósofo sonhador vindo de uma tradicional família, a gloria deste homem não atingiu somente o Brasil, esta também é muito lembrada na França e no restante do mundo. Segundo Jorge ( 2003) um grande homem não independi qual seu país de origem ou sua raça, é um patrimônio universal para toda a eternidade, umbrilho eterno reluzente, isto pode se afirmar de Alberto Santos Dumont. Esta afirmação se da mediante a aeronáutica ter eternizado a personificação de Santos Dumont e ele personificou a aeronáutica. A glória do “Pai da aviação” não é somente do nosso país, mas junto com o Brasil, esta diretamente ligada Paris, alias, o amor de Alberto pela Cidade Luz era tão grande e sincero que ele se alistou noexercito Frances para a luta contra o Kaiser (Jorge, 2003).
Para demonstrar isso, este trabalho cria uma linha do tempo para ilustrar as etapas vividas por este ilustre brasileiro. A aeronáutica hoje não tem como negar, Santos Dumont é um gênio da aviação, onde ganhou os céus de Paris e do mundo com o 14 bis e seus balões.
O presente trabalho esta dividido nos seguintes capítulos:
Capítulo I –Capítulo II –
Capítulo III –
Obviamente que este trabalho é apenas mais um trabalho sobre este ilustre e vasto assunto, mas acaba-se de abrir mais um caminho para ponderações sobre os feitos daquele que eternamente merece ser lembrado e homenageado.

CAPÍTULO I – HISTÓRIA DA VIDA DE ALBERTO SANTOS DUMONT
1 NASCE UM FENOMENO PARA A ETERNIDADE

Nasce em 20 de Julho de 1873, em José Aireslugar remoto da cidade de Cambagu, Minas Gerais, o lendário Alberto Santos Dumont, durante o reinado de Dom Pedro II, filho de Henrique Dumont e Francisca de Paula Santos, sexto filho do casal. Seu pai engenheiro contratado para construir a estrada de ferro D. Pedro II, obra esta que fazia parte de um projeto de obras públicas do imperador (HOFFMAN, 2003).
Após 6 anos com a conclusão das...
tracking img