O conceito de professor reflexivo enquanto uma tendência na formação de professores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONCEITO DE PROFESSOR REFLEXIVO ENQUANTO UMA TENDÊNCIA ATUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Leanete Thomas Dotta
Rosimary Lima Guilherme de Oliveira

INTRODUÇÃO


As discussões em torno do tema formação de professores fazem cada vez mais parte da literatura educacional, seja através de reflexões, seja através de relatos de pesquisas.
O interesse crescente por parte doseducadores em discutir essa questão está intimamente vinculada ao fato de diversos profissionais da educação relatarem dificuldades em suas práticas, o que remete ao questionamento sobre o processo de formação ao qual esses profissionais foram submetidos.
Também é importante considerar os desafios atuais com os quais os educadores estão se deparando, como a globalização da economia, os avançoscientíficos e tecnológicos, as transformações no mundo do trabalho, a educação à distância, entre outros, desafios esses que alteram as relações estabelecidas entre professores e alunos.
VASCONCELOS (2001) afirma que o sistema escolar atual vivencia uma crise que não é isolada, ou seja, apenas na escola brasileira, mas que atinge a educação a nível mundial.
Para a autora, inserir o papel eas competências do professor no quadro conturbado das relações sociais é tarefa complexa na atualidade, uma vez que a escola e as modalidades tradicionais de ensino estão sendo questionadas. Logo, neste quadro imprevisível, marcado pelas transformações aceleradas, os aspectos teóricos e técnicos do desempenho profissional da docência apresentam-se fragilizados, não se constituindo em referenciaisestáveis e seguros para o papel do professor.
Além disso, o mundo atualmente se apresenta de forma peculiar em decorrência da existência de uma grande variedade de atividades que despertam e seduzem os alunos.
No entanto, apesar das mudanças de comportamentos e atitudes serem velozes, o professor e sua metodologia de ensino pouco evoluíram nos últimos séculos (CASTANHEIRA e REHBERG,2001).
Com isso, os professores se deparam com conflitos no seu cotidiano profissional relacionados às suas perspectivas teóricas sobre educação, às orientações pedagógicas e institucionais próprias de cada escola e à realidade que é a vida em sala de aula, uma vez que, como afirma FREIRE (2002), professores e alunos se movimentam em contextos diferentes que articulam-se e influenciam-semutuamente.
Atualmente, parece não bastar aos professores possuírem apenas conhecimentos científicos para transmitir aos alunos, tal como ocorria no passado. Hoje, lhes é exigido uma série de outras competências nomeadamente de caráter didático e relacional, ou seja, para o professor, somente saber alguma coisa não é suficiente, é necessário ir mais além, é preciso também saber ensinar, umavez que “o saber transmitido não possui, em si mesmo, nenhum valor formador; somente a atividade de transmissão lhe confere esse valor” (TARDIF, 2002, p. 44).

INADEQUAÇÕES DO ATUAL SISTEMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES


A complexidade das variáveis presentes em sala de aula, seja pelo número ou pela natureza das mesmas, implica em uma formação que desenvolva as competências necessáriaspara a atuação do professor, desenvolvimento este que demanda tempo e maturidade.
No entanto, ESTRELA (1992) aponta para uma negligência ou inadequação dos sistemas de formação que, em sua maioria não está considerando as transformações da estrutura social da população escolar e as novas condições de exercício profissional decorrentes das mesmas.
TARDIF (2002) levanta algumas questõesque podem estar relacionadas com a inadequação dos sistemas de formação apontadas acima pela autora.
Primeiramente, o autor afirma que os professores não são responsáveis nem pela definição e nem pela seleção dos conteúdos a serem transmitidos pelas escolas, ou seja, os conteúdos transmitidos pelos professores estão situados em uma posição de exterioridade em relação à prática docente....
tracking img